Parceria entre Oracle e Google Cloud promete acelerar uso de inteligência artificial generativa em finanças, RH e cadeia de suprimentos

A Oracle anunciou, nesta quinta-feira (14), um acordo com o Google Cloud para integrar IA usando os modelos do Gemini — capazes de gerar texto, imagens, vídeos e áudio — à Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e aos aplicativos corporativos da empresa, incluindo finanças, RH e cadeia de suprimentos.
Os clientes poderão acessar as ferramentas usando créditos de nuvem da própria Oracle, com compras e faturamento unificados.

Oracle quer melhorar sua oferta em IA
- A iniciativa amplia a colaboração multicloud iniciada em 2023, quando os serviços do Oracle Database foram levados para os data centers do Google Cloud e foi criado o Oracle Interconnect for Google Cloud, que garante transferência de dados com baixa latência e sem custo adicional.
- A Oracle busca oferecer um portfólio diversificado de IA, evitando dependência de modelos proprietários.
- Já o Google vê na parceria um canal estratégico para ampliar presença no setor corporativo e competir com Microsoft e outros provedores de nuvem.
Leia mais:

Parceria que deve impulsionar as duas empresas
Segundo as empresas, a combinação do know-how da Oracle em gestão de dados com a capacidade dos modelos Gemini acelerará o desenvolvimento de aplicações com IA, como análises financeiras em linguagem natural, previsão automatizada em cadeias de suprimentos e assistentes virtuais para RH.
A integração global deve ocorrer ainda este ano, com campanhas conjuntas de marketing e suporte para implantações seguras e em larga escala, em um cenário de crescente demanda por IA generativa no ambiente corporativo.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.