




A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse à coluna que vai se reunir individualmente com líderes de partidos do Centrão, após o governo concluir o corte de cargos indicados por parlamentares do grupo.
De acordo com a ministra, que comanda a articulação política do governo, a limpa promovida pelo governo deve ser concluída até o fim desta semana. As reuniões com os deputados, então, estão previstas para começar na semana seguinte.
“Vamos conversar com as lideranças de bancada individualmente. As conversas podem demorar um pouco, porque são muitos partidos. Os líderes também devem dialogar com os presidentes de suas siglas”, disse a ministra à coluna.
Gleisi ressaltou que o governo não vai manter indicados de parlamentares que têm votado contra as propostas de interesse do Planalto. O foco da articulação, segundo ela, está nos deputados que se opuseram à medida provisória (MP) do IOF.
“Os sessenta deputados se ausentaram das votações, vamos chamá-los para conversar. Queremos manter o diálogo e ampliar a base. Queremos chamar e ver quem está com o governo”, disse a chefe da pasta.
No começo da semana, Gleisi anunciou à coluna que deu início a uma “reorganização” da base aliada do governo no Congresso. A reorganização, segundo ela, conta com aval do presidente Lula e foi iniciada após a derrota do governo na MP do IOF.
Motta entra em campo
Como a coluna noticiou mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também entrou em campo e passou a atuar como mediador na renegociação de espaços de partidos do Centrão no governo Lula.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.