Com previsão de contratações a partir de janeiro de 2027, os novos concursos visam, principalmente, a recomposição de carreiras típicas do Estado
O Governo da Bahia vai abrir oito concursos públicos para preencher 890 vagas de 16 carreiras diferentes. O anúncio foi realizado na noite de terça-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
Os certames serão para as seguintes áreas:
- Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
- Obras Públicas;
- Fisco;
- Regulação;
- Políticas Públicas e Gestão Governamental;
- Procuradoria;
- Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais.
Com previsão de contratações a partir de janeiro de 2027, os novos concursos visam, principalmente, a recomposição de carreiras típicas do Estado.
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) terá 100 oportunidades para Auditor Fiscal e outras 100 para Agente de Tributos. Para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o planejamento é de um concurso com 135 vagas, contemplando os cargos de procurador (20), assistente (50) e analista de procuradoria (65).
Um total de 110 técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos serão selecionados por meio de certame para atuação na Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Outras 120 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Obras Públicas estão sendo criadas para atuação nas secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) conta com a oferta de 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Em paralelo, serão abertos concursos para os cargos de Especialista e Técnico em Regulação (40 vagas), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35).
“Eu prometi que no dia do servidor público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Nós teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo, e semana que vem, no máximo, eu farei outro pacote de ações para segurança pública, e é possível que lá também a gente possa anunciar concursos para a área”, afirmou o governador.
Fonte: Portal do Case
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.













