Uma das grandes novidades anunciadas pelo Governo da Bahia nesta sexta-feira (26) durante o lançamento do edital Ouro Negro 2026, foi a oficialização do Circuito das Águas, em Itapuã, que a partir de agora será beneficiado com recursos para a promoção das festas populares.
A oficialização do circuito, que existe há mais de 40 anos, é uma conquista para a comunidade local, que promove uma festa dentro do Carnaval de Salvador. Ao Bahia Notícias, Celso Di Niçu, organizador da Lavagem de Itapuã, celebrou a conquista.
“A efetivação do Circuito das Águas é um anseio já antigo da comunidade do Itapu. O Circuito das Águas foi inaugurado em 1980, com o primeiro desfile do Bloco Afro Malé de Balê. E ao longo desses anos, a comunidade Itapuazeira sempre vem fazendo as suas celebrações, começando na Lagoa do Abaité e terminando na Sereia, o que remete ao Circuito das Águas, às águas doces de Oxum, com as águas salgadas de Iemanjá.”
Foto: Bianca Andrade/ Bahia Notícias
A oficialização do Circuito das Águas, que faz o percurso entre o Parque Metropolitano do Abaeté e o monumento à Sereia, vem com o propósito de dinamizar o Carnaval de Salvador e promover a festa fora dos circuitos tradicionais.
Para Celso, o Carnaval de 2026 será uma oportunidade de colocar Itapuã nos holofotes e levar a população para conhecer a festa feita no bairro, um dos mais tradicionais da capital.
“Esse ano nós estaremos prontos para fazer um Carnaval Ecocultural. O Carnaval, o Circuito das Águas, vai ser um carnaval para as pessoas participarem, mas também para irem conhecer as nossas tradições itapuazeiras, que são antigas e são extremamente culturais. Nós temos muitas coisas para oferecer a cidade.”
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.