N/A

Governo Trump determina meta de prisões para policiais de imigração

8 views
Governo Trump determina meta de prisões para policiais de imigração

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, orientou que os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega do país(ICE) aumentem a quantidade de prisões de imigrantes em condição ilegal e impôs até mesmo uma meta de prisões para os agentes – de ao menos 75 prisões por dia.

O jornal The Washington Post apurou que Trump quer de 1,2 mil a 1,5 mil prisões de imigrantes diariamente e estaria “decepcionado” com os números iniciais.

O que está acontecendo:

  • Donald Trump iniciou seu segundo mandato na Casa Branca obcecado por cumprir a promessa de campanha de fechar o cerco à imigração ilegal nos EUA.
  • Ele declarou emergência nacional da fronteira sul dos EUA e fechou as portas para imigrantes vindos do México.
  • Deportações estão sendo intensificadas, inclusive com atritos diplomáticos com países latinos, como Colômbia e Brasil.
  • Dentro dos EUA, a agência responsável pelo controle de migrações está intensificando a busca por ilegais que tenham cometido crimes, com o objetivo de expulsá-los o mais rápido possível.

Nos primeiros dias deste governo Trump, iniciado na segunda-feira (20/1), as prisões de imigrantes não chegavam a 500 por dia. No entanto, a quantidade aumentou. No último sábado (25/1), 956 pessoas foram presas.

1 de 15

Imigrantes deportados deixam os Estados Unidos

@PressSec

2 de 15

Prisão de imigrantes nos EUA

Reprodução

3 de 15

O governo dos Estados Unidos publicou uma foto do brasileiro Vitor de Souza Lima entre imigrantes acusados ou condenados por cometerem crimes e que serão deportados do país

Reprodução @WhiteHouse

4 de 15

Trump

Tasos Katopodis/Getty Images

5 de 15Anna Moneymaker/Getty Images
6 de 15Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena/U.S. Department of Defense via Getty Images
7 de 15Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
8 de 15Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena
9 de 15Julia Demaree Nikhinson – Pool/Getty Images
10 de 15Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
11 de 15

Donald Trump, empossado presidente dos EUA

Greg Nash-Pool/Getty Images)

12 de 15Sgt Kimberly Nagle/U.S. Department of Defense via Getty Images
13 de 15U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena/U.S. Department of Defense via Getty Images
14 de 15Dept. of Defense photo by Senior Airman Devlin Bishop
15 de 15Dept. of Defense photo by U.S. Army Sgt. 1st Class Nicholas J. De La Pena

“Entre os piores”

No domingo (26/1), os perfis oficiais da Casa Branca nas redes sociais publicou uma sequência de fotos de imigrantes acusados ou condenados por cometer crimes e que serão deportados dos Estados Unidos. Entre os nomes divulgados com fotos e os crimes, apareceu um brasileiro, Vitor de Sousa Lima, condenado por homicídio culposo com veículo.

“Sob a liderança do presidente Trump, agentes da ICE [agência de controle de fronteiras] estão trabalhando incansavelmente para proteger nossas comunidades. De estupradores de crianças a suspeitos de terrorismo do ISIS, aqui estão alguns dos piores”, diz a postagem.

Cerco a imigrantes

A imigração ilegal é um dos alvos de Trump no início do segundo mandato. As ações cumprem uma das promessas de campanha de reprimir a imigração. No primeiro dia, ele já assinou atos que dificultam a vida de quem vive ilegalmente no país.

Na mesma linha ideológica do presidente, o chefe do Serviço de Imigração dos Estados Unidos, Tom Homan, afirmou, na semana passada, que o cerco contra imigrantes ilegais seria apertado.

No perfil do ICE no Instagram, foi fixada uma postagem sobre a prisão de imigrantes em condição ilegal. São dois números de telefone distintos, um para informar atividades suspeitas e outro para a denúncia de crimes.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima