O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira (20) a isenção de imposto de importação para três tipos de arroz. A medida visa garantir o abastecimento, com as enchentes no Rio Grande do Sul.
Com a decisão desta segunda-feira (20), dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção tem validade até 31 de dezembro de 2024.
“Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em nota.
Segundo o governo, a maior parte das importações de arroz no Brasil vêm do Mercosul e já contam com isenção.Contudo, há potencial para comprar o produto de outros países, como a Tailândia.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz, respondendo por 70% do cereal cultivado no Brasil.
Por causa das fortes chuvas e enchentes no estado, a colheita e o transporte do produto têm sido prejudicados. Isso se reflete em menor oferta de arroz nos mercados e, consequentemente, alta nos preços.
No início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a levantar a possibilidade de o governo importar arroz para evitar a alta nos preços.
Fonte: g1.com.br
Confirmando as últimas declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Jusmari Oliveira (PSD) foi exonerada do…
A Microsoft anunciou que interromperá a contratação de novos funcionários em parte de sua divisão…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avalia impor uma multa à…
Bolsa para universitários integra versão do Pé-de-meia licenciaturas, para estudantes da graduação. Profissionais que aceitem…
Autoridades sul-coreanas fizeram operação para cumprir um mandado de prisão contra o político. Presidente afastado…
Chuvas fortes que caíram na cidade de Euclides da Cunha nesta noite de terça-feira 14/01/2025…