N/A

GPT-5: OpenAI pode lançar novo ‘cérebro’ para o ChatGPT nesta semana

5 views
IAs compartilham seus dados com outras empresas, diz pesquisa

A OpenAI tem dado indícios de que vai lançar o GPT-5, próximo “cérebro” para o ChatGPT, em breve. E esse “em breve” pode significar “algum dia dessa semana” se olharmos para postagens recentes de figurões da empresa.

Boris Power, que chefia a parte de pesquisa aplicada na OpenAI, postou no X nesta segunda-feira (04): “Animado para ver como o público vai receber o GPT-5!”

Potencialize seu trabalho com IA!

Aprenda a criar agentes de Inteligência Artificial que trabalham 24 horas por você!
Conheça o curso de IA & Automação de Agentes com N8N da Impacta em parceria com o Olhar Digital.

Oferta Exclusiva: Assine o plano anual do Clube Olhar Digital por apenas R$ 58,99 e ganhe 10% de desconto imediato no curso.
A economia é maior que o valor da assinatura!

Aproveite essa oportunidade e dê o próximo passo rumo à automação inteligente!

Assine Agora e Economize!

O CEO da OpenAI, Sam Altman, postou (também no X) no domingo (03): “Pantheon é uma série muito boa!”. “Ok, o que o anime tem a ver com o ChatGPT?”, você talvez tenha pensado agora.

É que um usuário perguntou: “o GPT-5 que recomendou [a série]?”. E Altman respondeu: “Pior que sim!”.

A resposta trazia uma captura de tela de uma (suposta) conversa do CEO com o ChatGPT na qual ele pediu indicações de séries “cabeçudas” sobre IA. Pantheon aparecia no topo. E “ChatGPT 5” aparecia no canto superior esquerdo. Veja abaixo:

Captura de tela de postagem de Sam Altman mostrando GPT-5
CEO da OpenAI, Sam Altman, postou conversa com ChatGPT 5 no X (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

“A OpenAI adora lançar novidades às quintas-feiras”, observou Tom Warren numa nota publicada na página inicial do site The Verge. Vem aí?

O que esperar do ChatGPT 5?

O GPT-5 está sendo discutido desde 2024, com expectativa de chegar ao público em meados de 2025. Agora, a expectativa é que o modelo seja lançado no início de agosto, já nos próximos dias.

Apesar da OpenAI ter revelado poucos detalhes sobre o novo “cérebro” do ChatGPT, já sabemos que o GPT-5 terá um “nível de inteligência superior”, mais integração e funcionamento simplificado em relação a outros modelos da desenvolvedora.

Confira o que sabemos (e o que esperar) sobre o próximo lançamento da OpenAI na coluna Fala AI da semana passada, com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.

Leia mais:

Espionagem? Anthropic bloqueia OpenAI por usar Claude para melhorar ChatGPT

A Anthropic cortou o acesso da OpenAI ao seus modelos de inteligência artificial (IA) Claude, segundo fontes ouvidas pela revista Wired.

claude
Anthropic disse que a equipe técnica da OpenAI usava o Claude Code para aperfeiçoar o GPT-5 (Imagem: gguy/Shutterstock)

A decisão veio após relatos de que a desenvolvedora do ChatGPT estaria usando o Claude para comparações internas com seus próprios modelos, incluindo testes de desempenho em tarefas como programação, escrita e segurança.

De acordo com Christopher Nulty, porta-voz da Anthropic, a equipe técnica da OpenAI usava o Claude Code – ferramenta de programação com IA da empresa – antes do lançamento do GPT-5.

Fontes indicam que a OpenAI conectava o Claude a ferramentas internas usando acesso de desenvolvedor (API), ao invés da interface convencional de chat.

Isso permitia testes detalhados para comparar o desempenho do Claude com os modelos próprios da OpenAI, tanto em tarefas criativas quanto em segurança.

Esses testes também incluíam análises de como o Claude reagia a comandos sensíveis, como temas relacionados a abuso infantil, automutilação e difamação.

  • As comparações permitiam à OpenAI ajustar seus próprios modelos com base nas respostas observadas.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima