Fernando Haddad, ex-ministro da Fazenda e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira (25) que o ex-governador Márcio França, do PSB, será seu pré-candidato a vice na chapa que disputará o Palácio dos Bandeirantes nas eleições de outubro. A definição também confirmou que as ex-ministras Simone Tebet, do MDB, e Marina Silva, da Rede, serão as candidatas às duas vagas disponíveis para o Senado na composição da chapa. O anúncio foi feito um dia após Haddad se reunir em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir as estratégias da campanha no estado. Durante a reunião, Haddad já havia mencionado que a decisão sobre a escolha do vice estava em suas mãos.
Márcio Luiz França Gomes, de 63 anos, é formado em Direito e é filiado ao PSB desde 1988. Nascido em São Vicente, no litoral de São Paulo, França iniciou sua trajetória política na cidade, onde foi prefeito por dois mandatos. Em 2006, foi eleito deputado federal. Em 2014, integrou a chapa de Geraldo Alckmin como vice-governador e assumiu o governo paulista em abril de 2018, quando Alckmin se afastou para concorrer à Presidência da República. No mesmo ano, França tentou a reeleição, mas foi derrotado no segundo turno por João Doria. No governo federal, ocupou o Ministério de Portos e Aeroportos em 2023 e, posteriormente, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Ele deixou o cargo em abril de 2026 para cumprir o prazo de desincompatibilização eleitoral.
Com a oficialização do acordo, a composição da chapa em São Paulo ficou definida com Fernando Haddad como governador, Márcio França como vice-governador, Simone Tebet para a primeira vaga ao Senado e Marina Silva para a segunda vaga.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


