O vereador Hamilton Assis (PSOL) 06 de outubro de 2025 | 19:46
Hamilton Assis volta a criticar ações policiais e pede mudanças no programa Bahia pela Paz
O vereador Hamilton Assis (PSOL) voltou a criticar, nesta segunda-feira (6), as ações policiais na Bahia, além de questionar o programa Bahia pela Paz, lançado pelo governo do Estado como uma “nova política de segurança pública”.
“Olha, o programa até que apresenta elementos que consideramos relevantes do ponto de vista da atenção social. Mas, o central mesmo da segurança é a política em relação às ações policiais nos bairros periféricos da nossa cidade. É isso que a nossa periferia está clamando ao governador. Me parece que nesse aspecto ele não mudou nenhuma vírgula. Muito pelo contrário, transformou uma série de rondas em batalhões agora”, afirmou o psolista.
O edil também questionou quantas mortes serão necessárias para que a nova política de segurança pública funcione de fato.
“Então há uma construção, uma concepção em relação ao modelo de intervenção das polícias que precisa ser repensada. Esse debate precisa envolver os setores da sociedade que discutem essas políticas, a sociedade civil, o Ministério Público e todos os órgãos de justiça, porque é um assunto sério que temos debatido no movimento social”, acrescentou.
Na semana passada, Assis utilizou o microfone durante sessão da Câmara Municipal de Salvador (CMS) para cobrar um debate sobre segurança pública e lamentar a morte de jovens negros em recentes ações policiais na capital baiana. Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, ele destacou ainda que o PSOL tem pautado a desmilitarização da Polícia Militar, explicando que isso não significa acabar com a polícia, mas mudar seu caráter, sua estrutura e forma de atuação.
“Precisamos de uma polícia civil, porque os crimes precisam ser investigados civilmente. Caso contrário, eles continuarão impunes”, finalizou.
Reinaldo Oliveira/Política Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.