N/A

Hospital Geral de Vitória da Conquista é denunciado por condições insalubres como mofo, infiltrações e falta de respeito com os pacientes

0 views

Infiltrações, tetos mofados e zero de respeito com as pessoas, essa é a situação no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), uma das principais unidades de saúde do sudoeste da Bahia. Relatos obtidos pela equipe de reportagem nesta segunda-feira (18), do Bahia Notícias (BN), acompanhados de fotos, indicam problemas como infiltrações, mofo em corredores e dificuldades na comunicação com a equipe de gestão.

 

“Aqui os pacientes ficam em leitos expostos, com janelas abertas que permitem a entrada de pássaros e outros animais. Há relatos de médicos agindo com descaso, ausência de respeito e falta de zelo no atendimento. Além disso, profissionais de enfermagem relatam atrasos e falta de pagamento de salários”, relata um paciente com medo de se identificar.

 

Imagens registradas dentro do Hospital por pacientes | Foto: Reprodução / Leitor BN

 

Ainda temendo represálias da administração do hospital, um paciente procurou a redação do BN para denunciar a situação ‘ultrajante’ no local. Segundo o paciente, o ambiente é de medo dos funcionários serem desrespeitosos. 

 

“Aqui está sempre o mesmo, o ambiente dos pacientes é de medo. Eu tentei tirar uma foto para mostrar a situação e me disseram que não era permitido. Não quero generalizar, pois alguns funcionários são muito complacentes, sabe? Mas já fui abordado dizendo que não poderia registrar. Aqui é um órgão público, eu tenho o direito de me manifestar. Não tirei foto dos rostos, tirei do local”, conta o paciente.

 

 

As denúncias, que chegam em meio à alta demanda do hospital no fim de semana — que atende dezenas de municípios da região — apontam que o ambiente não estaria adequado para o tratamento de pacientes. A situação levanta questionamentos sobre a segurança e a qualidade do serviço prestado à população.

 

 

“A estrutura é insalubre: o teto sem forro, telhado manchado de mofo e infiltração, e também banheiros sem higienização adequada, sujeira generalizada e total ausência de condições mínimas de funcionamento. Os corredores e a enfermaria, as paredes estão sujas e manchadas, e os quartos estão com janelas abertas, sem ambiente de refrigeração adequada, falta de higiene e cuidado com os pacientes”, ressalta o paciente.

 

A redação do Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e com a direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista em busca de um posicionamento oficial sobre as denúncias. Até o momento, o hospital não se manifestou sobre o caso.

 

Foram enviadas perguntas específicas sobre as condições do prédio e o procedimento adotado pela unidade. Até o momento, o hospital não se manifestou sobre o caso. Em nota, a secretaria explicou a situação e garante que esta recebendo investimentos.

 

“Quanto à denúncia de que um paciente teria sido impedido de registrar imagens dentro do hospital, a Sesab esclarece que a orientação vigente é preservar a privacidade e a segurança de todos os usuários e profissionais. A Sesab reforça seu compromisso permanente com a transparência e a melhoria da rede hospitalar, reafirmando que o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência para toda a região Sudoeste e continuará recebendo investimentos estruturantes para ampliar a assistência à população”, diz a nota.

 

A questão principal é que, desde que os pacientes estão no local, não houve melhora nas condições do Hospital. “Não é generalizado, temos funcionários maravilhosos e humanos, e tem outros que deixam a desejar. Há uma falta de investimento por parte do governo do estado, com certeza falta política. Precisamos rever essa gestão estadual”, finaliza a paciente contando que se sente refém do descaso.

 

Leia a nota na íntegra:

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) dispõe de equipe própria de manutenção predial, coordenada pela engenheira Janine, que atua de forma contínua para atender às demandas estruturais da unidade. Ao longo dos anos, o hospital já passou por diversas reformas e ampliações, sempre com o objetivo de garantir melhores condições de assistência aos pacientes e de trabalho aos profissionais.

 

Ainda em 2025, será lançada uma grande intervenção na unidade, conforme já anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues em junho deste ano (link), que vai contemplar modernizações estruturais e ampliar a capacidade de atendimento.

 

Quanto à denúncia de que um paciente teria sido impedido de registrar imagens dentro do hospital, a Sesab esclarece que a orientação vigente é preservar a privacidade e a segurança de todos os usuários e profissionais. A Sesab reforça seu compromisso permanente com a transparência e a melhoria da rede hospitalar, reafirmando que o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência para toda a região Sudoeste e continuará recebendo investimentos estruturantes para ampliar a assistência à população., finaliza a nota.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima