Instituição reafirma compromisso com a transparência e o respeito às normas do SUS
O Hospital Português (HP) encaminhou a redação do Euclides Diário uma Nota de Esclarecimento complementar nesta segunda-feira (28), reforçando que a marcação e a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães seguem rigorosamente o fluxo regulatório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), sem qualquer tipo de interferência política.
Sistema de regulação é responsabilidade do Estado
De acordo com o comunicado oficial, o processo de encaminhamento de pacientes e a definição das prioridades são atribuições exclusivas da Central Estadual de Regulação. A gestão do hospital destacou que não há qualquer ingerência local na formação da lista de espera, tampouco influência política nos critérios adotados para a realização dos procedimentos.
“A marcação e realização de cirurgias eletivas obedecem ao fluxo regulatório estabelecido pelo próprio Estado, por meio do sistema Lista Única”, diz a nota.
Compromisso com a equidade e a legalidade
O Hospital Português reforçou ainda o compromisso da instituição com a transparência, a legalidade dos processos e a equidade no acesso aos serviços prestados. Segundo o documento, todas as ações seguem as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo atendimento justo para todos os pacientes.
O esclarecimento foi emitido após declarações do vereador Leo de Araci, que sugeriu a existência de eventuais interferências na fila de cirurgias. O hospital, no entanto, deixou claro que respeita estritamente as normas regulatórias estaduais.
Confira Nota na Íntegra

DA REDAÇÃO DO EUCLIDES DIÁRIO