Categories: Últimas Notícias

Humanidade quase foi extinta há 900 mil anos, diz estudo…mas será mesmo?


A humanidade beirou a extinção há cerca de 900 mil anos, quando a população ancestral foi reduzida a meros 1.280 indivíduos. Pelo menos, é o que sugere um estudo publicado na revista Science em agosto de 2023. Mas investigações mais recentes questionam a validade dessas conclusões – e a precisão dos métodos usados na pesquisa.

Segundo os autores do estudo em questão, 98,7% da população ancestral teria sido extinta, mas essa conclusão deixou especialistas intrigados. A ausência de evidências semelhantes em outras populações humanas e a falta de explicação para esse padrão geraram ceticismo na comunidade científica.

Especialistas questionam modelo computacional usado no estudo que apontou a quase-extinção da humanidade

O estudo original utilizou um modelo computacional chamado FitCoal para analisar dados genéticos de mais de três mil indivíduos modernos. Os pesquisadores detectaram indícios de um “gargalo populacional” nos genomas africanos, o que indica uma possível crise demográfica. Mas não encontraram sinais semelhantes em genomas não africanos.

(Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock)

Entre os especialistas que questionaram o estudo, está Aylwyn Scally, da Universidade de Cambridge. Em entrevista ao IFLScience, ele aponta limitações nos modelos utilizados – ferramentas não confiáveis para reconstruir com exatidão tamanhos populacionais tão antigos.

Diversos métodos estatísticos foram utilizados para inferir dinâmicas populacionais passadas, como o mushi e o coalescente Markoviano sequencial múltiplo (MSMC). No entanto, todos dependem de suposições simplificadas, como taxas de mutação. E isso pode distorcer os resultados.

Scally ressalta que a complexidade da história humana supera as capacidades dos modelos atuais, tornando-os suscetíveis a erros e interpretações equivocadas. O especialista sugere que o FitCoal pode ter exagerado a gravidade do suposto gargalo populacional devido a limitações inerentes à sua metodologia.

Leia mais:

Outras pesquisas (e discrepâncias)

(Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock)

Estudos posteriores, ainda em fase de revisão, indicam que o gargalo populacional proposto pelo FitCoal é impossível de ser detectado por outros métodos, como o mushi. Além disso, análises adicionais falharam em replicar os resultados do modelo, minando a credibilidade das conclusões originais.

Uma das hipóteses levantadas para as discrepâncias é que o FitCoal utilizou uma taxa de coalescência (fusão, junção, aglutinação) diferente das aplicadas em outros modelos. Isso pode ter gerado um gargalo populacional artificial, em vez de refletir a realidade histórica.

Um artigo recente, publicado na revista Genetics, reforçou os questionamentos. O texto aponta que o FitCoal é simples demais para modelar adequadamente as complexas dinâmicas populacionais do passado. Segundo os autores, o gargalo extremo relatado provavelmente é um artefato estatístico, não um evento real.

O artigo conclui o seguinte: se um gargalo tão severo realmente tivesse ocorrido, seus efeitos seriam detectáveis em todas as populações humanas modernas, não apenas em genomas africanos. A ausência desse traço em populações não africanas reforça a ideia de que as conclusões iniciais estavam erradas.


redacaoeuclidesdiario

Share
Published by
redacaoeuclidesdiario

Recent Posts

Declaração de óbito de influenciador de SC morto após anestesia para tatuagem aponta uso de anabolizante

Família disse à Polícia Civil que o empresário não usava as substâncias há cerca de…

6 horas ago

Dólar tem forte queda; Ibovespa oscila com política tarifária dos EUA no radar

Dólar fecha em queda de 1,40%, cotado a R$ 5,9455, menor valor desde novembro. Ibovespa…

7 horas ago

Mudança de relatoria da Overclean causa racha no STF; Centrão quer Nunes Marques relator

A relatoria da Operação Overclean no Supremo Tribunal Federal (STF) deve render uma situação bastante…

8 horas ago

Trump ameaça Putin caso paz com Ucrânia não seja negociada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou Vladimir Putin em um apelo pelo fim da guerra entre Rússia…

8 horas ago

Radar do Poder: O senso de oportunidade de Jerônimo, Wagner “emparedado” por Coronel, o “contragolpe” de Rosemberg e a trapalhada francesa

[gallery ids="16441,16442,16443,16444,16445,16446,16447,16448,16449,16450,16451,16452,16453"] Foto: Divulgação 22 de janeiro de 2025 | 14:18 Radar do Poder: O…

8 horas ago

Samsung compra seu celular mesmo sem você adquirir um novo

Tudo sobre Samsung A Samsung anunciou mudanças no programa de trocas da empresa sul-coreana, o…

8 horas ago