N/A

Iniciativa quer livrar as redes sociais da influência de bilionários

8 views
Iniciativa quer livrar as redes sociais da influência de bilionários

Defensores da tecnologia e celebridades estão apoiando o lançamento do Free Our Feeds, uma iniciativa criada com o objetivo de “salvar as mídias sociais da captura de bilionários”. O projeto visa arrecadar US$ 30 milhões (cerca de R$ 182 milhões) em três anos para o desenvolvimento de um novo ecossistema de mídia social da Bluesky.

Publicidade

Os valores arrecadados serão utilizados para o lançamento de uma fundação de interesse público que apoiará o projeto, além da criação de uma “infraestrutura hospedada de forma independente”, dando aos usuários, desenvolvedores e pesquisadores acesso ao conteúdo e aos dados postados na plataforma.

Publicidade

“Independência” das plataformas

Depois de começar como um projeto de pesquisa sob o comando do ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, a Bluesky tornou-se uma empresa independente em 2021 e criou o AT Protocol, uma infraestrutura de código aberto que visa criar um ecossistema social com aplicativos interoperáveis. Ela construiu sua própria rede social sobre a estrutura, arrecadando milhões em fundos e atraindo um número crescente de usuários.

bluesky
Bluesky serve como ponto de partida para o projeto (Imagem: Mino Surkala/Shutterstock)

Apesar desses esforços, a Free Our Feeds acredita que “a infraestrutura social administrada no interesse público não pode ser governada por uma empresa privada de mídia social” para sempre. Segundo a iniciativa, “a tecnologia subjacente da Bluesky, o protocolo AT, pode oferecer um novo caminho para a web social”.

Em outras palavras, a iniciativa visa salvaguardar a tecnologia da Bluesky e colocá-la em um caminho independente, para que o futuro das mídias sociais possa ser libertado dos caprichos de qualquer empresa ou grupo de bilionários.

Leia mais!

Publicidade

Iniciativa quer criar uma rede social independente das ambições dos bilionários (Imagem: Free Our Feeds)

Redes sociais “não devem ser controladas por um único indivíduo”

  • O Free Our Feeds será liderado por nove “guardiões”, incluindo Nabiha Syed e Mark Surman, da Mozilla Foundation, que supervisionarão as “principais decisões de governança” do projeto.
  • O Mastodon, outro exemplo de rede social descentralizada, também está se afastando do modelo de propriedade única usado por plataformas como a Meta e o X.
  • Nesta segunda-feira (13), o CEO do Mastodon, Eugen Rochko, anunciou que transferirá a plataforma para uma organização sem fins lucrativos, alegando que a ferramenta “não deve ser de propriedade ou controlado por um único indivíduo”.
  • O projeto ganhou força após a compra do antigo Twitter por Elon Musk e as recentes mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg nas redes sociais da Meta, o que para muitos evidência os ricos relacionados ao controle das redes sociais por poucas pessoas.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima