Os filtros do Instagram criados por usuários sairão do ar em 14 de janeiro e farão falta para muitos internautas acostumados com o uso deles para fotos. A decisão faz parte de uma reestruturação financeira da Meta e tem gerado polêmica.
Além do uso pelos internautas, a decisão impacta diretamente criadores de conteúdo que trabalham com a comercialização de filtros. Mas vale citar que isso não significa que a rede social não terá filtros. Isso porque os efeitos desenvolvidos pela Meta continuarão disponíveis.
A empresa também está produzindo uma inteligência artificial chamada Move Gen, que poderá ser usada para substituir os filtros. O novo recurso está sendo desenvolvido pela big tech e “permitirá alterar quase qualquer aspecto dos seus vídeos com um simples comando de texto”.
Transforme suas fotos em animes com essa ferramenta
3 IMAGENS
Ainda não há uma data oficial para o lançamento do Move Gen, mas a expectativa é de que esteja disponível ainda este ano. Em relação aos usuários que trabalham com a venda de filtros, a Meta recomenda que os filtros e efeitos já criados sejam baixados e organizados em outro portfólio como demonstração do trabalho.