Em uma coletiva de imprensa realizada neste domingo (15), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou seus esforços para estabelecer um diálogo institucional com prefeitos que não o apoiaram nas eleições anteriores. Ele enfatizou que os investimentos do Estado não dependem de alinhamentos políticos.
Jerônimo mencionou especificamente os prefeitos Zé Cocá, de Jequié, e Zé Ronaldo, de Feira de Santana, que não votaram nem fizeram campanha para ele. Apesar disso, o governador afirmou que os projetos apresentados por essas prefeituras são de interesse do governo estadual. Ele ressaltou que ambos os prefeitos têm buscado desenvolver carteiras de projetos consistentes, com Zé Cocá já apresentando propostas sólidas e Zé Ronaldo se esforçando para estruturar sua própria lista de iniciativas.
O governador também observou que as decisões políticas são prerrogativas dos prefeitos, mas expressou seu desejo de ampliar o diálogo, não apenas visando as eleições de 2026, mas também para facilitar a governabilidade e a implementação de projetos, especialmente em Feira de Santana. Ele mencionou que Zé Ronaldo, pertencente ao União Brasil, poderia contribuir para o diálogo sobre os projetos da cidade, enquanto Zé Cocá indicou que, uma vez alinhados os interesses de Jequié, não haveria como não apoiá-lo.
Jerônimo reiterou a importância de uma maturidade política para avançar nas negociações e destacou seu compromisso em manter uma relação harmoniosa com as prefeituras, baseada em um planejamento conjunto. Ele também mencionou que tem utilizado seu prestígio junto ao presidente Lula e a ministros do governo federal para fortalecer as demandas de municípios como Jequié, Feira de Santana e Luís Eduardo Magalhães. O governador concluiu expressando sua expectativa de que Zé Ronaldo e Zé Cocá possam colaborar nesse projeto, reafirmando seu papel em zelar por uma relação produtiva entre o governo estadual e as prefeituras.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




