O deputado estadual e líder da Oposição, Tiago Correia (PSDB) protocolou um Projeto de Indicação que sugere a implementação de estudos para averiguar a viabilidade de implantar um bonde sobre trilhos no Centro Histórico de Salvador. O documento, endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), detalha que o modal poderia também passar pelo Mercado Modelo e Praça da Sé.
No documento, o parlamentar ressaltou a importância histórica do Centro Antigo de Salvador e a necessidade de incrementar a atividade turística na capital baiana. No texto, Tiago também cita o exemplo de cidades em que há os bondes implementados em seus respectivos centros históricos.
“Em várias cidades turísticas do mundo, o bonde, além de ser um dos meios de transporte mais úteis, é também uma das atrações mais importantes dessas cidades, a exemplo de Lisboa, São Francisco, Amsterdã, entre outras”, argumentou.
BONDE EM SALVADOR
No meio do século XIX, Salvador implementou os conhecidos bondes de burro. O transporte era movido à tração animal. Os primeiros registros de linhas do modal foi onde fica atualmente a Praça Castro Alves, indo até o Largo da Vitória.
Segundo reportagem realizada pelo g1, mais para o final do século, os bondes elétricos
começaram a ser introduzidos em Salvador e chegaram a dividir espaço com os bondes de burro. A capital baiana chegou a ser considerada uma referência, e expandiu o transporte pela cidade. Veja como era a linhas que operavam:
Linhas de bondes elétricos em Salvador durante o “auge” do modal | Foto: Acervo UFBA
Com a chegada dos ônibus, o que, juntando com a expansão dos carros, fez surgir os engarrafamentos na cidade, e a realização das revoltas “Quebra-Bondes”, os carris começaram a desaparecer de Salvador. Segundo o livro “Sobre Arcos e Bondes: Resgatando a Memória Urbana de Salvador”, disponível no repositório da UFBA, a última viagem de bonde na capital baiana foi em setembro de 1961.
“Infelizmente, não foi conservado exemplar algum dos bondes que tanto serviram à cidade de Salvador, mas há museus em outras cidades brasileiras, a exemplo do Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, em São Paulo, e do MHAB, em Belo Horizonte, onde podem ser encontrados exemplares de bondes similares aos que aqui havia”, diz os autores Cybèle Celestino Santiago e Karina Matos de Araújo F. Cerqueira.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.