O presidente Lula (PT) 03 de setembro de 2025 | 17:11
Lula brinca e estica a mão para mostrar que não treme com desembarque do União e PP
O presidente Lula (PT) tentou tranquilizar aliados quanto ao impacto do anúncio de desembarque do PP e do União Brasil do governo. Segundo relatos, o presidente tem minimizado os efeitos práticos da decisão dessa federação, lembrando que uma ala desses partidos já tem votado contra o governo.
Para aliviar a tensão entre aliados, em uma das conversas, Lula esticou a mão para comprovar que não estava tremendo e que não havia ficado abalado com o desembarque, segundo relatos à Folha.
A cúpula da federação anunciou nesta terça (2) que políticos com mandato que ocupam cargos na Esplanada devem sair do governo até o dia 30 de setembro, sob pena de serem expulsos. Isso significa que deverão deixar os cargos os ministros André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), deputados federais licenciados pelo PP e pelo União Brasil, respectivamente.
Apesar desse esforço de descontração, interlocutores do presidente reconhecem que isso pode ter reflexo nas votações de interesse do governo no Congresso, num momento em que o Planalto aposta em propostas para reverter a queda de popularidade da gestão.
Esse movimento tem potencial de ampliar a instabilidade do Executivo no Congresso, onde partidos de esquerda são minoria. Nesse cenário, o governo reduziria sua base oficial para 259 deputados, apenas dois a mais do que a metade.
Catia Seabra, Folhapress
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.