N/A

Lula defende que Maduro seja julgado na Venezuela e critica ação dos EUA

3 views
Lula defende que Maduro seja julgado na Venezuela e critica ação dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (20) que o ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve ser julgado em seu país e não nos Estados Unidos, onde se encontra detido. A declaração foi feita durante uma entrevista ao canal India Today, em Nova Délhi, onde Lula participa de uma agenda diplomática.

Lula destacou que não é aceitável que um chefe de Estado de um país invada outro e capture seu presidente, considerando essa ação inaceitável e sem justificativa. Maduro foi preso por forças especiais norte-americanas em Caracas no início de janeiro e levado para Nova York, onde enfrenta acusações relacionadas ao tráfico de drogas.

O presidente brasileiro enfatizou que, se Maduro precisar ser julgado, isso deve ocorrer na Venezuela, ressaltando que a solução para a crise no país deve ser encontrada pelo povo venezuelano, sem interferência externa. Lula também mencionou o histórico de golpes militares na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, quando, segundo ele, embaixadas dos Estados Unidos tiveram um papel significativo na política da região, impactando o processo de desmilitarização.

Em relação à sua postura frente aos Estados Unidos, Lula declarou que o Brasil não busca confronto com o país ou com qualquer outra nação. Ele expressou a intenção de manter relações diplomáticas respeitosas, levando em consideração a soberania e a cultura de cada país. O presidente brasileiro também manifestou o desejo de se reunir pessoalmente com o presidente norte-americano Donald Trump para discutir questões como tarifas comerciais, combate ao crime organizado e tráfico de drogas.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima