N/A

Lula diz que há “risco” de anistia para 8 de janeiro: “extrema-direita tem muita força ainda”

3 views
Lula diz que há “risco” de anistia para 8 de janeiro: “extrema-direita tem muita força ainda”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alertou nesta quinta-feira (4) sobre o “risco” de o Congresso Nacional aprovar uma anistia aos condenados pelos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, a “extrema-direita ainda tem muita força” e exerce forte influência no Parlamento.

A declaração foi feita durante uma roda de conversa com comunicadores e ativistas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, transmitida pelas redes sociais do presidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Agora, é outra coisa que nós temos que saber: se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia, porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda”, afirmou Lula.

O presidente também criticou aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que buscaram apoio internacional contra o governo brasileiro, citando indiretamente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos vendo agora os falsos patriotas fazendo campanha pedindo para o Trump intervir no Brasil. O pessoal que fez campanha abraçado com a bandeira do Brasil, agora estão [abraçados] com a bandeira dos Estados Unidos”, disse.

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga investigados pela suposta tentativa de golpe de Estado, parlamentares da oposição têm articulado uma proposta de anistia que, além dos presos pelos atos extremistas, também poderia beneficiar Bolsonaro e políticos investigados no inquérito das fake news.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As negociações ganharam força nesta semana, com a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que levou apoio do partido ao projeto e se reuniu de forma reservada com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-SP), na noite de quarta-feira (3). O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente da federação União-Progressista, também teria participado.

Para o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), Tarcísio tem desempenhado papel relevante no avanço da proposta. “[O papel dele tem sido] importantíssimo. Ele trouxe o Republicanos e está tentando trazer o Podemos. Ele tem sido uma grande ajuda neste momento”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que um pedido de urgência deve ser votado na próxima semana, com o mérito do texto sendo analisado apenas após o fim do julgamento no STF. Para ele, o movimento de Tarcísio é um aceno claro à disputa presidencial de 2026.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima