O presidente Lula (PT) decidiu entrar na chamada “guerra dos bonés” e publicou na manhã desta terça-feira (4) um vídeo em suas redes sociais usando o modelo usado por governistas.
A gravação não tem nenhuma declaração. O presidente apenas põe o boné e, então, é aplicado um efeito no vídeo.
O boné azul com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros” é o mesmo que foi usado pelos ministros que foram ao Congresso Nacional para as eleições do novo comando do Senado e da Câmara, no sábado (1º).
O slogan foi criado pelo chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), o ministro Sidônio Palmeira. O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse que apenas 10 unidades foram feitas inicialmente, mas depois que a produção foi ampliada, e os parlamentares governamentais passaram a usar o adereço.
“Aqui, ninguém bate continência para a bandeira de outro país. Valorizamos o Brasil e os brasileiros”, disse Padilha.
Ao lado do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), Padilha disse que o acessório foi “um sucesso” e que compraria outros 200 para distribuir a todos os parlamentares que tivessem audiências com ele.
Em contrapartida, na abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira (3), parlamentares da oposição também apareceram com bonés, mas com a inscrição “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.
Sob olhar constrangido do ministro Rui Costa (Casa Civil), os opositores postaram-se ao pé da tribuna da Câmara e gritaram “Lula, cadê você? O povo não está tendo o que comer”.
Fonte: política livre