N/A

Lula recebe Barroso para jantar de despedida no Alvorada e conversa sobre sucessão no STF

3 views
Lula recebe Barroso para jantar de despedida no Alvorada e conversa sobre sucessão no STF

Foto: Arquivo pessoal
Presidente Lula e Luís Roberto Barroso no jantar de despedida do ministro no Palácio da Alvorada 18 de outubro de 2025 | 18:07

Lula recebe Barroso para jantar de despedida no Alvorada e conversa sobre sucessão no STF

Em seu último dia no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso foi recebido na noite de sexta (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar de despedida no Palácio da Alvorada. A primeira-dama Janja está em viagem ao exterior e não participou do encontro.

Durante mais de duas horas, os dois conversaram sobre o futuro do STF, a sucessão na Corte, a presença de mais mulheres no Judiciário, além de política e vida pessoal. Segundo interlocutores, o clima foi de cordialidade e amizade, selando uma relação que se reaproximou nos últimos anos.

Publicidade

Barroso comentou os nomes cotados para a vaga que ele deixa aberta no Supremo, e disse que “todos são preparados”.

O jantar ocorreu no mesmo dia em que o ministro proferiu seu voto pela descriminalização do aborto voluntário nas primeiras 12 semanas de gestação, em sessão extraordinária do plenário virtual. Foi seu último ato no STF, antes de sua aposentadoria antecipada, que passa a valer neste sábado (18).

A decisão de Barroso —o segundo voto favorável à descriminalização do aborto— reacendeu o debate sobre o tema e marcou o encerramento de uma trajetória de 12 anos na Corte, onde chegou indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2013.

Em entrevista à coluna em setembro, o ministro lembrou que foi seu voto, em 2018, um dos que permitiram a prisão de Lula no caso do tríplex. Disse, porém, não se arrepender, por ter aplicado ao então ex-presidente a mesma jurisprudência usada para outros réus, e revelou que os dois voltaram a se encontrar na casa de Cristiano Zanin, hoje ministro do STF, em uma conversa “ótima, sem passivo emocional”.

Mônica Bergamo, Folhapress




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima