O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta quarta-feira com o senador Jaques Wagner para discutir a continuidade do parlamentar na liderança do governo no Senado. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles. O encontro ocorre após Wagner ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades relacionadas ao Banco Master. A operação foi deflagrada na última quinta-feira.
Desde a ação, Wagner permanece na Bahia e ainda não retornou a Brasília. A expectativa é que ele viaje para a capital federal nesta quarta-feira para a conversa com Lula, que terá uma agenda sem compromissos públicos. Nos bastidores, membros do governo consideram que Wagner pode deixar a liderança como uma forma de minimizar desgastes políticos. Essa possibilidade também é vista como uma estratégia para evitar impactos na articulação da campanha de reeleição de Lula em 2026.
Aliados do governo e do Partido dos Trabalhadores defendem a saída do senador do cargo, argumentando que sua permanência poderia gerar desgaste ao governo em meio às investigações. No entanto, Wagner resiste à ideia de deixar a função. Segundo seus aliados, ele busca construir uma decisão em conjunto com Lula e deseja evitar que uma eventual saída seja interpretada como uma admissão de culpa, uma vez que não é réu no caso.
O senador também considera a possibilidade de se licenciar da liderança, justificando a necessidade de concentrar esforços na própria defesa e na preparação para a disputa eleitoral de 2026, quando pretende concorrer à reeleição ao Senado.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


