Tarcísio de Freitas 09 de outubro de 2025 | 06:39
Lula vê candidatura de Tarcísio como fato consumado e única saída para Bolsonaro
O presidente Lula engrossa a numerosa legião de políticos que não acreditam que Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) desistiu de vez de concorrer à Presidência da República em 2026.
O petista vê a candidatura dele como um fato consumado, e acredita que Michelle Bolsonaro será a vice na chapa.
Na análise que faz em conversas com ministros e auxiliares, Lula diz que nada mais resta a Jair Bolsonaro, a não ser lançar Tarcísio: a anistia está inviabilizada, o projeto de redução das penas a que foi condenado está perto de naufragar, e Donald Trump já dialoga com o governo brasileiro sem mais exigir que o processo contra o ex-presidente seja interrompido.
Tarcísio seria, portanto, a única chance de Bolsonaro de se livrar da prisão: o governador já disse que, se eleito, lhe daria o indulto no dia seguinte à posse como presidente.
Além de ter maior visibilidade e apoio de setores empresariais, Tarcísio seria o único candidato que teria a obrigação de assinar o perdão a Bolsonaro, por dever a ele a candidatura.
Outros nomes, como Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, correm em raia própria e não precisam do aval do ex-presidente para concorrer. Por isso, não precisariam se comprometer com a missão de tirá-lo da prisão.
Lula e seus interlocutores acreditam que Tarcísio será derrotado. Mas que, por todas as circunstâncias analisadas, Bolsonaro e ele vão correr o risco de lançar a candidatura.
Mônica Bergamo/Folhapress
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.