A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (26) uma megaoperação com o objetivo de prender 39 pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Mandados de prisão e outros 20 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Além das prisões e buscas, a operação cumpre 41 medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados.
“A principal meta da operação é desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso e apreender bens adquiridos com recursos ilícitos”, afirmou o delegado Ricardo Casanova.
Os municípios onde os mandados foram cumpridos, as apreensões e os valores movimentados pelo grupo criminoso não foram divulgados.
As investigações são da Polícia Civil do Paraná e ocorrem no âmbito da Operação Narke, uma iniciativa nacional de combate ao tráfico de drogas. Elas começaram há cerca de três anos, a partir do monitoramento de um suspeito de Marialva (PR), apontado como um dos principais distribuidores de drogas naquela região.
De acordo com as apurações, o grupo mantinha uma ampla rede de distribuição de drogas e um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, com transferência de recursos para contas de pessoas físicas e jurídicas fictícias nos três estados.
Ao todo, cerca de 150 policiais civis participam da operação nos três estados.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.