A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira (18), Cosme Rogério Ferreira Dias, conhecido como “Mentor de Barricadas”, em mais uma fase da Operação Contenção, voltada a combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV).
Até o momento, 19 pessoas foram presas, incluindo a esposa de Cosme, Cyntia dos Santos Ferreira, durante ações realizadas em casa no condomínio de luxo onde o casal residia, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Sudoeste do Rio. A polícia também apreendeu R$ 100 mil em dinheiro e veículos blindados, entre eles uma Hilux e um BMW.
Segundo as investigações, Cosme se apresentava como empresário do ramo de reciclagem, mas comandava o braço financeiro da facção, participando de operações de lavagem de dinheiro e fornecendo apoio logístico ao tráfico. Além dele, Erick Straubel de Oliveira, apontado como integrante do núcleo de comando do grupo, ainda não foi localizado.
A ação envolveu a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que cumpriu 41 mandados de prisão e 94 de busca e apreensão. Também foram interditados 8 ferros-velhos suspeitos de financiar barricadas e apreendidas 20 toneladas de fios de cobre. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores, quantia movimentada pela quadrilha nos últimos dois anos. As diligências aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Na segunda-feira (17), o governador Cláudio Castro (PL) anunciou a Operação Barricada Zero, força-tarefa envolvendo 12 prefeituras, com o objetivo de remover 16 mil barricadas no Grande Rio.
Em nota, o advogado de Cosme e Cyntia afirmou que ainda não teve acesso aos autos, que estão em segredo de justiça, e negou a participação do casal nos crimes. Segundo a defesa, Cosme possui empresas legalizadas que estão em processo de renovação do certificado de estabelecimento de reciclagem junto à Polícia Civil.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





