N/A

Meta permite anúncios para compra de drones por Israel, aponta investigação

0 views

Campanhas arrecadam milhões para forças militares, violando políticas da plataforma e leis europeias

plataformas meta
Imagem: Ascannio/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Meta (dona do Facebook, Instagram e Threads) está sendo acusada de permitir a veiculação de anúncios pagos que arrecadam dinheiro para a compra de drones e equipamentos militares para as Forças de Defesa de Israel (IDF), violando suas próprias políticas de publicidade.

Segundo a organização de defesa do consumidor Ekō, ao menos 117 anúncios desse tipo foram detectados desde março de 2025, com pedidos explícitos de doações para itens táticos como drones, tripés de tiro e equipamentos de vigilância.

Israel
Meta se tornou meio de arrecadação para batalhões israelenses (Imagem: shutterstoock/Vrezh Gyozalyan)

Leia mais:

Anúncios pró-Israel

  • Alguns desses anúncios foram veiculados por entidades civis pró-Israel, como a ONG Vaad Hatzedaka e o músico Mayer Malik, que juntos arrecadaram milhões de dólares.
  • A própria IDF não promove essas campanhas, mas, segundo relatos, soldados receberam drones baratos financiados por doações privadas.
  • Apesar das diretrizes da Meta proibirem anúncios relacionados à venda ou doação de armas e acessórios letais, os conteúdos permaneceram ativos até serem denunciados por Ekō e pelo jornal The Guardian.
  • A Meta removeu os anúncios apenas depois de ser questionada pela imprensa, alegando que violavam políticas por não incluírem os avisos legais obrigatórios para temas políticos ou sociais.
Logo da Meta em um smartphone e ao fundo, em uma tela grande
Empresa removeu conteúdo após pressão, mas campanhas semelhantes continuam surgindo (Imagem: Janis Abolins/Shutterstock)

Possíveis violações na Europa

Além de infringirem as regras da própria plataforma, os anúncios podem violar a Lei de Serviços Digitais da União Europeia (DSA) e leis nacionais no Reino Unido e França, que restringem campanhas de arrecadação de fundos para forças armadas estrangeiras.

No Reino Unido, por exemplo, uma instituição de caridade foi advertida por fazer campanha em favor de um soldado israelense, considerado ilegal pelas autoridades locais.

facebook israel palestina
Meta é acusada de permitir financiamento coletivo de armamentos para guerra em Gaza (Imagem: Nap1/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima