N/A

Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques após tentativa de fuga para El Salvador

4 views
Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques após tentativa de fuga para El Salvador

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira, 26, a prisão preventiva do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Ele foi detido na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, ao tentar embarcar para El Salvador com um passaporte paraguaio falso. Durante a tentativa de fuga, Silvinei rompeu a tornozeleira eletrônica que estava usando.

Na decisão, Moraes destacou que a Polícia Federal (PF) o informou na última quinta-feira, 25, sobre a violação da tornozeleira. A PF realizou diligências no endereço residencial de Silvinei, mas não conseguiu determinar os motivos da violação ou o seu paradeiro. O ministro considerou a situação como uma clara tentativa de fuga. Ele citou a jurisprudência do STF, que é firme em relação à decretação da prisão quando há indícios de que o indivíduo pretende se furtar à aplicação da lei penal.

Publicidade

Silvinei Vasques, que foi chefe da PRF durante o governo de Jair Bolsonaro, foi condenado pela Primeira Turma do STF a 24 anos e 6 meses de prisão em regime inicial fechado. Ele foi considerado parte do "núcleo de gerência" do plano para manter o ex-presidente no poder após a derrota nas eleições de 2022. No momento da prisão, Silvinei estava portando um documento que não era seu e utilizava um passaporte paraguaio original, mas sem suas informações pessoais.

Publicidade


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima