N/A

Morar Melhor entrega 100 casas reformadas no bairro de São João do Cabrito, em Salvador

6 views
Morar Melhor entrega 100 casas reformadas no bairro de São João do Cabrito, em Salvador

Cem casas que apresentavam problemas estruturais em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário, foram completamente reformadas e entregues na noite desta terça-feira pela Prefeitura de Salvador, através do Programa Morar Melhor. Esta é a terceira vez que o projeto habitacional atua no bairro. Com essa entrega, mais de 800 imóveis já passaram por intervenções na localidade, proporcionando mais segurança e dignidade aos moradores.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou a importância do contato direto da gestão municipal com a população. Ele ressaltou que o programa tem transformado a realidade de milhares de famílias ao levar melhorias estruturais para as residências. O prefeito observou que não é comum ver prefeituras atuando dentro das casas das pessoas, afirmando que o Morar Melhor se diferencia nesse aspecto.

Bruno Reis também anunciou que o bairro receberá, nos próximos meses, mais uma etapa do programa, com a meta de realizar pelo menos seis mil reformas por ano. Além das entregas habitacionais, ele mencionou melhorias na iluminação pública da região, a reforma de uma escola municipal e a revitalização de um campo de futebol, que contará com grama sintética.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos, lembrou que o Morar Melhor já atua há 10 anos e ultrapassou a marca de 60 mil lares reformados na capital baiana. O programa tem sido utilizado como modelo por outras prefeituras em todo o Brasil. Recentemente, o secretário esteve no Rio Grande do Sul para apresentar as diretrizes da iniciativa.

Uma das moradoras beneficiadas foi a aposentada Zélia Bastos de Cerqueira, de 79 anos. Antes da reforma, sua casa apresentava problemas no telhado, que permitia a entrada de água em dias de chuva, e o piso irregular dificultava sua locomoção, especialmente devido a problemas de visão provocados pela diabetes. Zélia expressou sua felicidade com a reforma, ressaltando sua confiança em Deus e a gratidão pela melhoria em sua moradia.

Zélia vive na região há quase 50 anos, tendo chegado quando os imóveis eram palafitas. Ela criou quatro filhos na casa, onde atualmente reside com a filha caçula, Lucélia Bastos, de 44 anos, que cuida dela. Lucélia comentou sobre a dificuldade de realizar a reforma antes da intervenção, mas agora se sente aliviada e grata pela oportunidade.

Além do novo telhado e piso, a casa de Zélia, que possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, teve as paredes rebocadas e pintadas, e portas e janelas substituídas. Jaciara Pires, filha de Zélia, de 53 anos, expressou sua gratidão pelo projeto, afirmando que não teriam condições de realizar uma reforma completa sem a ajuda da Prefeitura.

O prefeito Bruno Reis finalizou destacando que a reforma representa uma mudança significativa na vida dos beneficiários, como no caso de Dona Zélia, que enfrentava problemas com goteiras e dificuldades para dormir. Ele enfatizou a disposição dela para viver, mesmo com os desafios de saúde, e como a reforma transformou sua qualidade de vida.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima