Jovem hospitalizado após ingestão de bebida adulterada falece na UTI em Salvador; autoridades intensificam investigação e alertas de saúde pública
Tragedia em Ribeira do Pombal: Óbito confirma gravidade do caso
O jovem Vinicius Oliveira Vieira que estava internado em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador morreu na noite de 2 de janeiro de 2026, após complicações graves provocadas por intoxicação por metanol. O paciente havia sido transferido devido ao quadro clínico agravado após consumo de bebidas suspeitas de contaminação.
Os primeiros casos ocorreram no final de dezembro de 2025, quando diversas pessoas começaram a apresentar sintomas compatíveis com intoxicação logo após a ingestão de bebidas destiladas adquiridas em Ribeira do Pombal. A tragédia elevou os alertas das autoridades de saúde e de segurança pública no interior da Bahia.
O que é metanol e riscos à saúde
O metanol é um tipo de álcool industrial altamente tóxico, sem qualquer uso em bebidas destinadas ao consumo humano. Quando ingerido, é metabolizado no fígado em substâncias ainda mais tóxicas que podem causar falência de órgãos, danos irreversíveis ao sistema nervoso e até morte.
O sintoma inicial pode surgir de 12 a 24 horas após a ingestão e inclui:
Náuseas e vômitos Alterações na visão Tontura e sensação de desmaio Dificuldade para respirar Dor abdominal e confusão mental
A intoxicação por metanol requer atendimento médico imediato, e a administração de antídotos como fomepizol pode ser decisiva se aplicada nas primeiras horas.
Investigação e medidas sanitárias adotadas
A investigação do caso reúne a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Vigilância Sanitária estadual e municipal, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), o Ciatox-BA, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificar a origem da contaminação.
Até o momento, laudos laboratoriais confirmaram a presença de metanol tanto em amostras de bebidas coletadas em estabelecimentos comercializadores quanto no sangue das vítimas. Como parte das ações, o estabelecimento onde as bebidas foram vendidas foi interditado pelas autoridades sanitárias para evitar novos casos.
Evolução dos casos e situação atual
Inicialmente, sete pessoas foram internadas com sintomas de intoxicação por metanol, sendo que parte delas passou por hemodiálise para remoção de toxinas. Algumas vítimas foram transferidas para unidades de maior complexidade em Salvador para receber tratamento especializado.
O óbito do paciente nesta semana reforça o nível de alerta em todo o estado, especialmente no que se refere ao consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. Autoridades de saúde reforçam que bebidas destiladas devem ser adquiridas apenas com garantias de procedência, lacres intactos e selos de qualidade, reduzindo o risco de contaminação.
DA REDAÇÃO DO EUCLIDES DIÁRIO
*Com informações do Portal Euclidense
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







