O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para investigar um suposto esquema de desvio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), tanto na modalidade federal quanto municipal, em escolas da rede municipal de Salvador. A investigação está sendo conduzida pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão (5ª CCR) e foca principalmente em unidades localizadas na área da Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa.
A formalização da apuração ocorreu por meio de uma portaria da Procuradoria da República no Estado da Bahia, publicada em 12 de janeiro de 2026. O procedimento tramita em caráter sigiloso e menciona, entre os investigados, um servidor público identificado como Rafael. O MPF investiga possíveis irregularidades na aplicação dos recursos destinados à manutenção e ao desenvolvimento das escolas públicas.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou ao Bnews que não teve acesso ao ato do MPF e afirmou não haver irregularidades. A pasta, por meio de sua assessoria, declarou que não existem problemas na gerência regional mencionada e que, até o momento, não foi formalmente notificada, oficiada ou citada nos autos.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





