O Brasil celebra neste domingo (12) o Dia das Mães e em Paranapanema, no interior de São Paulo, uma moradora está “craque” na celebração. Conhecida como dona Lazinha, Lázara Maria da Conceição, no auges dos seus 107 anos, vai comemorar a data pela 92ª vez. Nascida em 20 de fevereiro de 1917, ela teve o primeiro, dos quinze filhos, aos 14 anos. Contando do primeiro ano do primogênito já são 92 anos comemorando a data.
Dona Lazinha descreve sua vida com uma mistura de humor e nostalgia. Ao perguntar sobre sua data de nascimento, ela brinca: “Não deu tempo de guardar.” Ela que celebrou aniversário em fevereiro, ganhou uma festança em março
❤️Família
Aos 13 anos, ela se casou com João Barbosa, com quem teve 15 filhos, embora dois já tenham falecido. O primeiro nasceu quando ela tinha 14 anos. A família continuou crescendo e já são várias gerações, com 45 netos, 62 bisnetos e 13 tataranetos. (veja na galeria alguns registros com a família)
Recordando sua infância humilde, Dona Lazinha conta que como sua mãe não podia comprar bonecas, ela brincava com aquelas feitas pelos pais a partir de espigas de milho verde.
“A mãe não podia comprar boneca, ela o pai pegava as espigas de milho verde pra nois brincá” [sic]
Ela se lembra também que a mãe adorava levá-la aos bailes para dançar. “Até casei com bailarino”, ela ri, revelando que ainda ensaia alguns passos de dança.
Sobre seus desejos para o futuro, ela expressa sua preocupação com o bem-estar de seus filhos. “Quero vê-los bem, ricos, comprar caminhões, carros”, ela diz, acrescentando com um pouco mais de humor: “Só não pode avião porque é perigoso.”
⛪ Fé e Devoção
Dona Lazinha é muito devota a Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco, a eles ela atribui o milagre da cura do câncer. Um dos netos, Alisson, conta que a avó passou por vários procedimentos há dois anos, inclusive foi operada.
“Ela passou por uma grande cirurgia, foi quando ela teve um sonho com Santa Terezinha que havia se curado, após realizar retorno médico pós-operatório ,os médicos ficaram surpresos ao examinar ela, não havia mais nenhum índice de tumor”.
Outro momento marcante para ela, que é uma católica fervorosa, foi o recebimento de um certificado assinado pelo Papa Francisco parabenizando pelos 100 anos de catolicismo. Segundo a família, é a 6ª pessoa no país a receber o título do Vaticano.
🌹 Dia das Mães
E no Dia das Mães, seu maior desejo é ter toda a família reunida para um almoço especial. “Quero todo mundo aqui, só me colocar sentadinha no meio deles que eu fico”.
Leia mais em : https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2024/05/12/mulher-de-107-anos-comemora-o-92-dia-das-maes-no-interior-de-sp.ghtml
Compartilhe Esse Conteúdo