Prefeitura de Euclides da Cunha está discutindo a concessão do sistema de abastecimento de água do município. Nos anos anteriores foram aprovados pela câmara de vereadores os projetos que estruturaram o Sistema Autônomo de Água do município, objetivando com que a Prefeitura possa assumir e privatizar o abastecimento hoje realizado pela Embasa.
Está sendo realizado uma consulta pública sobre o assunto e no dia 19 de Junho será realizada uma Audiência Pública para tratar sobre o tema.
A privatização de sistemas de abastecimento de água é um processo que segundo especialistas precariza o abastecimento tendo em vista que o investimento é alto e nem sempre tem o retorno esperado, fazendo com que as empresas não realizem os investimentos necessários, motivo pelo qual o serviço realizado pelo estado via EMBASA é o mais adequado, apesar das falhas pontuais, tendo em vista que o estado realiza os investimentos necessários através das políticas públicas.
No Papo Coletivo desta quarta-feira (05/06), o Sindae falou sobre a tentativa de privatização da água no município de Euclides da Cunha, bem como das graves consequências para população com a precarização do serviço e aumento abusivo da conta de água, que no caso, pode chegar a valores astronômicos, uma vez que se trata de um monopólio público.
Veja vídeo abaixo
DA REDAÇÃO DO EUCLIDES DIÁRIO