A NASA está considerando antecipar o retorno da missão Crew-11, atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS), devido a uma preocupação médica envolvendo um dos tripulantes. Essa situação levou ao adiamento de uma caminhada espacial programada para esta semana, embora a agência não tenha fornecido detalhes sobre o caso específico.
De acordo com informações da NASA, o astronauta afetado encontra-se estável, mas a situação gerou discussões sobre a possibilidade de encerrar a missão nos próximos dias. A decisão ainda está em análise e segue os protocolos de contingência estabelecidos pela agência. Atualizações sobre o caso devem ser divulgadas entre esta quinta-feira (08) e sexta-feira (09).
O alerta sobre a preocupação médica foi emitido na tarde de quarta-feira (07), resultando no adiamento da caminhada espacial que estava agendada para quinta-feira. A NASA enfatizou que a privacidade médica é uma prioridade, mesmo em situações que envolvem decisões operacionais significativas.
A agência está avaliando todas as opções, incluindo a possibilidade de um retorno antecipado da Crew-11, destacando que a segurança das missões é a principal prioridade. Embora nada tenha sido decidido, a NASA mantém um monitoramento contínuo e promete uma nova atualização oficial em até 24 horas, quando a situação clínica e operacional estiver mais clara.
A Crew-11, composta por Zena Cardman e Michael Fincke (NASA), Kimiya Yui (JAXA) e Oleg Platonov (Roscosmos), chegou à ISS em 2 de agosto de 2025 e está na fase final de uma estadia planejada de seis meses. Um retorno antecipado não alteraria significativamente a duração total da missão, mas o adiamento da caminhada espacial impacta a manutenção da estação. A atividade cancelada, que duraria seis horas e meia, tinha como objetivo preparar canais de energia para novos painéis solares iROSA, essenciais para a futura retirada controlada da ISS de órbita.
Além disso, o adiamento da caminhada espacial também impede que Fincke iguale o recorde de dez caminhadas espaciais realizadas por um astronauta da NASA. A incerteza sobre o calendário de atividades futuras, incluindo outra caminhada espacial programada para o dia 15 de janeiro, também permanece.
Caso a Crew-11 retorne, a estação não ficará desabitada, pois outros três tripulantes, Christopher Williams e os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikayev, permanecem a bordo após chegarem em novembro de 2025 em uma nave Soyuz. A operação na ISS continuará enquanto a NASA decide os próximos passos.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





