Novos elementos probatórios levantados no âmbito do Inquérito Policial que é desdobramento das operações contra uma organização criminosa, apontada por ser liderada pelo deputado estadual Binho Galinha, revelam o papel central do braço armado do grupo. Tal segmento é composto majoritariamente por policiais militares da ativa, na execução de práticas de violência e intimidação.
O Bahia Notícias obteve com exclusividade a nova denúncia ingressada pelo Ministério Público (MP-BA) contra o parlamentar. Os fatos mais recentes apontam para a persistência da organização criminosa e a reiteração de condutas ilícitas mesmo após as medidas cautelares impostas inicialmente, evidenciando a estabilidade e complexidade estrutural do grupo. Os dados foram compartilhados a partir de uma ação conjunta com outras instituições, a exemplo da Polícia Federal, e da quebra de sigilos bancários.
VIOLÊNCIA E COERÇÃO
A nova denúncia detalha que o grupo faz uso de métodos brutais de coerção para garantir seus lucros, especialmente nos esquemas de agiotagem e extorsão.
Relatos colhidos durante a investigação demonstram que as ações envolvem ordens diretas de violência. Diálogos interceptados revelam que Mayana Cerqueira, companheira de Binho Galinha, ordenou que integrantes do braço armado se deslocassem a locais públicos, como o “Feiraguay” (shopping popular de Feira de Santana), para “meter terror” e “meter pânico” nas vítimas. Em uma das conversas, ela menciona ter colocado “pânico na mãe, na filha, todo mundo”, referindo-se a possíveis devedores.
No âmbito da usura (agiotagem), a obtenção de lucros expressivos ocorre mediante coerção, agressão e torturas psicológicas. Segundo o MP-BA, o braço armado se encarrega de aplicar a violência e a grave ameaça na cobrança de dívidas.
Ainda conforme a denúncia, os agentes não apenas garantem a segurança pessoal do líder da organização e de seus familiares, como também atuam na cobrança de dívidas oriundas de práticas de agiotagem e de apostas ilegais, como o jogo do bicho.
Nesta sexta-feira (31), o BN mostrou a lista dos novos integrantes da ORCRIM reconhecidos e denunciados pelo Ministério Público. Confira abaixo os nomes associados ao núcleo armado:
- ALLAN SILVA E SILVA (Policial Militar): Organização criminosa.
Policial Militar da ativa, “Silva” foi denunciado como componente do Núcleo Armado do grupo criminoso, sendo responsável pela segurança pessoal de “Binho Galinha” e sua família. O MP afirma que o Núcleo executou “papel central na segurança pessoal do líder da organização e de sua família, bem como na execução de ordens ilícitas que envolvem o uso da força, mediante violência e intimidação.”
- WILDSON NUNES DE OLIVEIRA (Policial Militar): Organização criminosa.
Também componente do Núcleo Armado, “Nunes” é um policial militar da ativa que, segundo o documento, atuava a serviço do grupo como miliciano. Além de prestar segurança, o agente público realiza cobranças ilegais mediante violência sob ordem da “alta cúpula”.
 
 
- THIAGO ALMEIDA SANTOS (Policial Militar): Organização criminosa.
Registrado com o vulgo “Nariga”, o policial militar também atuava como miliciano do Núcleo Armado da ORCRIM.
- ANDRÉ SANTOS DA SILVA (Policial Militar): Organização criminosa e Embaraço à Investigação
Com as alcunhas “Del” ou “Porcão”, a denúncia afirma que o policial militar André Santos fazia, principalmente, parte do Núcleo Armado do grupo, atuando como miliciano. No entanto, além das ações de forma, manteve vínculos financeiros com uma das empresas da ORCRIM (TendTudo).
Além de organização criminosa, foi denunciado por “Embaraço à Investigação” após, segundo o documento, resetar conteúdos possivelmente comprometedores do celular na data da Operação El Patrón, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
- GEISIEL PEREIRA DOS SANTOS: Organização criminosa
A promotoria destaca Geisel como parte do Núcleo Armado, envolvido na execução de ordens ilícitas que envolvem o uso da força e violência. O denunciado também recebia transferências de PIANO.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






 
 
 






 
								 
								 
								