A morte repentina da jornalista Wanda Chase comoveu os mais diversos setores da Bahia, promovendo diversas homenagens. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode realizar mais um tributo à Wanda Chase, com um Projeto de Indicação para que a nova ligação viária da Avenida 29 de Março ao bairro de Cajazeiras, em Salvador, seja batizada com o nome da jornalista que faleceu nesta semana.
A proposta, de autoria do deputado Marcelino Galo (PT), foi protocolada nesta sexta-feira (4) na AL-BA, por se tratar de uma indicação, está endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A ligação viária foi entre a avenida e o bairro de Cajazeiras foi entregue pelo governo do estado no final de março, recebendo um investimento de R$ 71,8 milhões e 2,4 km de extensão.
Foto: Thuane Maria / GOVBA
“Fruto de uma família empoderada e potente, que saiu de Barbados, no Caribe, para tocar a vida no Brasil, Wanda se tornou muitas coisas das quais se orgulha. Entre elas, estão: jornalista, apresentadora, militante do movimento negro e referência quando o assunto é cultura baiana. Essa última ela desempenha com maestria. Irreverente, agitada e muito comunicativa, a jornalista é amada pelos artistas da terra e por todos que a conhecem”, escreveu Marcelino Galo.
Nascida no Amazonas, era previsto que em março Wanda Chase fosse homenageada ainda em vida pela AL-BA, com a entrega do Título de Cidadã Baiana. A cerimônia foi adiada por conta de problemas de saúde da jornalista. Em 2002, ela recebeu o Título de Cidadã Soteropolitana concedido pela Câmara Municipal de Salvador.
Mesmo após a aposentadoria, Wanda Chaseseguia trabalhando e “daria de presente” ao público um livro sobre a Axé Music, movimento que teve a proposta para a criação do Dia Nacional da Axé Music, aprovado na Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano.
“Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music”, informou a família da jornalista.
A militante morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em Salvador, aos 74 anos. Informações obtidas pelo BN apontam que ela teria morrido após uma cirurgia no Hospital Teresa de Lisieux.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.