N/A

Núcelo Popular confirma Gilcimar Brito como pré-candidato à presidência do PT Salvador

7 views
Núcelo Popular confirma Gilcimar Brito como pré-candidato à presidência do PT Salvador

Foto: Divulgação
Núcleo Popular oficializou no sábado, 5, a pré-candidatura coletiva de Gilcimar Brito à presidência municipal do PT 06 de abril de 2025 | 09:55

Núcelo Popular confirma Gilcimar Brito como pré-candidato à presidência do PT Salvador

O Núcleo Popular (NP), corrente ligada ao campo político da tendencia Nacional Construir um Novo Brasil (CNB), oficializou no sábado, 5, em reunião da coordenação, a pré-candidatura coletiva de Gilcimar Brito à presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, no Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano. A decisão marca um novo momento na trajetória de construção política do grupo, que aposta em uma candidatura enraizada na base militante e comprometida com o fortalecimento estratégico do PT na capital baiana.

Gilcimar, militante histórico do PT e atual secretário de comunicação do diretório municipal, colocou seu nome à disposição da legenda com o objetivo de liderar uma candidatura coletiva, popular e propositiva, construída a partir das bases, das periferias e das lutas sociais da cidade. Forjado no movimento estudantil, sindical e comunitário, ele defende um partido combativo, enraizado nas comunidades e conectado com as pautas da juventude, das mulheres, da população negra e da classe trabalhadora.

De acordo com o NP, a pré-candidatura parte do entendimento de que o resultado das eleições de 2024 – com a redução da bancada petista na Câmara Municipal – exige reorganização, debate e planejamento. Como pré-candidato, Gilcimar reafirma a necessidade de ampliar a atuação partidária nos territórios, qualificar a militância, valorizar as candidaturas populares e lançar, em 2028, um projeto à administração municipal que represente a alma e a resistência do povo de Salvador. “Em 2028, vamos votar 13 para a Prefeitura”, afirmou.

Destaca também os compromissos com os grandes projetos políticos da classe trabalhadora: reeleger Jerônimo Rodrigues governador da Bahia, eleger Jaques Wagner e Rui Costa senadores, e manter Lula presidente do Brasil, “garantindo continuidade às conquistas sociais, ao desenvolvimento com inclusão e à defesa intransigente da democracia em 2026”.

Um dos eixos centrais da proposta, segundo o pré-candidato, é o enfrentamento direto ao bolsonarismo em Salvador, “que ainda se manifesta nas estruturas de poder e na propagação de discursos de ódio, autoritarismo e retrocessos sociais”. A candidatura defende uma atuação militante incisiva contra o avanço da extrema-direita, “consolidando o PT como trincheira de resistência democrática, popular e progressista”. “É hora de ocupar os espaços com coragem, disputar corações e mentes com verdade e projeto, e mostrar quem de fato transforma a vida do povo”, afirma Gilcimar.

Nos próximos dias, será iniciada a construção coletiva de um programa político participativo, ouvindo as bases e reafirmando as bandeiras históricas da legenda.




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima