Siga o Olhar Digital no Google Discover
Um problema técnico na Cloudflare deixou partes da internet fora do ar na manhã desta terça-feira (18). Sites como ChatGPT, X (antigo Twitter), Canva e até o Olhar Digital apresentaram instabilidades que impediram o acesso dos usuários.
A empresa afirmou que já identificou origem do erro e está trabalhando para reestabelecer os serviços afetados.

O que é a Cloudflare?
A Cloudflare é uma empresa americana que oferece uma série de serviços para proteger e otimizar o desempenho de sites e aplicativos na internet. Seus principais produtos incluem CDN (Content Delivery Network), proteção contra DDoS (ataques de negação de serviço), além de ferramentas de firewall e gerenciamento de DNS (Domain Name System).
Na prática, a companhia usa uma rede global de data centers para distribuir o conteúdo em diferentes partes do mundo, o que melhora a velocidade do carregamento e oferece mais proteção.
Plataformas que utilizam os serviços da empresa são justamente as que ficaram foram do ar nesta terça-feira. Algumas delas incluem Letterboxd, Canva, ChatGPT, X e vários sites da internet (incluindo o OD).

Falha na Cloudflare deixou parte da internet fora do ar
Conforme reportado pelo Olhar Digital, o problema começou pela manhã, por volta das 8h (horário de Brasília). O Downdetector, site que monitora o funcionamento de plataformas e apps, registrou um aumento nas queixas a partir deste horário. Às 9h, já eram mais de 3.500 reclamações.
Os problemas mais citados eram a conexão com o servidor (72%), DNS (15%) e domínios (13%). A sigla DNS significa Sistema de Nomes de Domínio e corresponde ao “nome” dos sites (como www.olhardigital.com.br).

O que diz a Cloudflare?
A Cloudflare mantém uma página de status, por onde atualiza o funcionamento de seus servidores. A empresa escreveu que se trata de um erro generalizado que está afetando vários clientes.
A companhia disse que está trabalhando com provedores terceirizados para entender o impacto da falha e mitigá-la. Às 10h09, afirmou que identificou o problema e estava implementando uma correção.
A atualização mais recente foi às 10h35 (horário de Brasília). A Cloudflare já havia escrito que fez mudanças que permitiram que seus sistemas se recuperassem e que as taxas de erro voltaram aos números anteriores ao incidente. Em seguida, afirmou que seguia trabalhando para reestabelecer os serviços para seus clientes.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








