
Nesta segunda-feira (14/7), a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Conferência Internacional de AIDS, realizada em Kigali, Ruanda, anunciou que os países já podem incluir o remédio recém-aprovado no plano de prevenção do HIV. recém-aprovado para prevenir HIV. O objetivo é ser uma ferramenta de combate à infecção devido ao vírus, principalmente para grupos vulneráveis e em regiões em que a doença ainda é alta.
O medicamento lenacapavir, uma injeção semestral, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos. “Essas novas recomendações foram pensadas para aplicação no mundo real. A OMS está trabalhando de forma próxima com os países e parceiros para apoiar a implementação”, declarou a diretora do Departamento de Programas Globais de HIV, Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS, Dra. Meg Doherty, em coletiva com a imprensa.
Veja as fotos
Em 2022, o remédio foi aprovado para o tratamento de infecções específicas por HIV e, em estudo voltado à prevenção, apontou que diminuiu o risco de infecção, mostrando proteção de quase 100% contra o vírus.
“A primeira recomendação é que o lenacapavir, uma injeção de ação prolongada, seja oferecido como mais uma opção de prevenção para pessoas em risco de HIV, como parte de uma estratégia combinada de prevenção. Trata-se de uma recomendação forte, com nível moderado a alto de certeza nas evidências”, continuou a diretora. A segunda diretriz aconselha o uso de testes rápidos — como os caseiros — para triagem de HIV no começo, durante ou ao interromper o uso de medicamentos de prevenção de longa duração, conhecidos como profilaxia pré-exposição (PrEP).
Como o HIV é transmitido?
Relações sexuais sem proteção e compartilhamento de agulhas são as duas principais formas pelas quais a doença é transmitida. O vírus ataca o sistema imunológico e pode evoluir para a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), caso não tenha tratamento. De acordo com a OMS, 40 milhões de pessoas viviam com HIV até o fim de 2023.
O vírus ataca o sistema imunológico e, sem tratamento, pode evoluir para Aids. Segundo a OMS, cerca de 40 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo até o fim de 2023.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.