Uma operação resgatou mais de 300 aves entre esta sexta-feira (22) e quinta-feira (21) em Poções, Boa Nova e Iguaí, no Sudoeste; e Nova Fátima, na Bacia do Jacuípe. As ações ocorreram durante a Operação Voo Livre, deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Quatro pessoas também foram presas durante o cumprimento dos mandados judiciais. Nesta sexta, foram apreendidos mais de 200 aves, uma espingarda e centenas de gaiolas usadas para captura e transporte dos animais. Também foi detido um homem responsável pela fabricação de gaiolas e compartimentos clandestinos.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista, no Sudoeste. Já nesta quinta, policiais civis de Nova Fátima e Serrinha, na região sisaleira, com apoio do Gatti-Sisal, do Setor de Investigação da 15ª Coorpin, apreenderam 110 pássaros silvestres, dezenas de gaiolas, duas espingardas de ar comprimido, cerca de R$ 1,5 mil em espécie e três celulares.
Seis pessoas foram autuadas em Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Segundo as investigações, o grupo capturava aves, em especial no Parque Nacional de Boa Nova, e as revendia para outros estados. Os envolvidos e o material apreendido foram apresentados nas delegacias locais.
Os animais foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Feira de Santana, para avaliação e cuidados.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.