N/A

Oruam será indiciado por ligação com o Comando Vermelho, diz Polícia Civil

2 views
Oruam será indiciado por ligação com o Comando Vermelho, diz Polícia Civil
<

O secretário da corporação, delegado Felipe Curi, afirmou que Oruam será responsabilizado criminalmente por associação ao tráfico, resistência com agravante, danos ao patrimônio público e desacato às autoridades

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou que irá indiciar o cantor Oruam por conexões com o Comando Vermelho (CV). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (22/7), após o rapper se envolver em uma confusão após ter a casa invadida por policiais na noite de segunda-feira (21/7), durante uma operação policial, que segundo as autoridades, visava apreender um adolescente acusado de roubo.

O secretário da corporação, delegado Felipe Curi, afirmou que o músico será responsabilizado criminalmente por associação ao tráfico, resistência com agravante, danos ao patrimônio público e desacato às autoridades.

“Ele está sendo indiciado, no dia de hoje, por associação para o tráfico de drogas, por ligação direta dele com a facção criminosa Comando Vermelho. Após esse evento, ele fugiu e se escondeu no Complexo da Penha. Gravou um vídeo que é uma confissão. Trata-se de um marginal faccionado ligado à facção Comando Vermelho. E desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele”, declarou Curi em entrevista ao Bom Dia Rio.

Veja as fotos

Foto/Instagram

Oruam opina sobre a treta entre adolescentesFoto/Instagram

Reprodução / Instagram

Reprodução / Instagram

Reprodução: Instagram

OruamReprodução: Instagram

Foto: Dazed/Pedro Napolinário

OruamFoto: Dazed/Pedro Napolinário

Oruam - Foto: Reprodução/Instagram

Oruam – Foto: Reprodução/Instagram

Reprodução

Oruam sobe em ônibusReprodução

Foto: Dazed/Pedro Napolinário

OruamFoto: Dazed/Pedro Napolinário

Reprodução/feuvalença

Reprodução/feuvalença

Foto: Reprodução/Instagram

OruamFoto: Reprodução/Instagram

Reprodução/@feuvalença

Amigo de Oruam foi algemado pelos agentes, que alegam desacato.Reprodução/@feuvalença

Reprodução: Instagram

OruamReprodução: Instagram

Reprodução: Record TV

OruamReprodução: Record TV

Reprodução / Instagram: @reserva.oruam

OruamReprodução / Instagram: @reserva.oruam

O delegado ainda destacou a gravidade do caso, citando o histórico familiar do cantor: “Se havia alguma dúvida de que o Oruam seria um artista periférico ou um marginal da pior espécie, hoje nós temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que o pai dele, o Marcinho VP, controla a distância de fora do estado, mesmo estando preso em presídio federal”.

O portal LeoDias procurou o advogado do artista, mas até o momento do fechamento desta matéria, ele não havia se manifestado.

Oruam não era alvo da operação, diz polícia

Segundo as investigações, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) havia recebido uma denúncia de que um adolescente conhecido como Menor Piu, de 17 anos, estaria abrigado na residência de Oruam. O menor é apontado como um dos principais ladrões de veículos do estado e atuaria como segurança pessoal de um dos líderes do tráfico local, Doca, nome atribuído a Edgar Alves de Andrade, considerado um dos comandantes do CV e controlador da região do Complexo da Penha.

“Havia um mandado de busca e apreensão contra o Menor Piu por vários crimes [fatos análogos, por se tratar de um adolescente infrator]”, explicou Curi. “Como já era quase madrugada, obviamente nós não poderíamos entrar na residência dele. Ficamos ali esperando a movimentação. Ele saiu da casa e, já em via pública, foi feita a abordagem.”

Confusão durante operação

Durante a ação, Oruam recorreu às redes sociais para pedir ajuda. “Quem tiver de moto brota no Joá”, escreveu. “Me ajuda, eles estão aqui na minha porta.”

O clima ficou tenso. Enquanto os agentes tentavam colocar o menor em uma viatura descaracterizada, o cantor se dirigiu aos policiais com xingamentos.

“Delegado da Civil! Ei, Moysés! Tu é czão! Filha da pta! Tá tudo gravado! Você é covarde!”, disparou o artista.

Pessoas que acompanhavam Oruam começaram a lançar pedras na direção do veículo, ferindo um dos policiais. Em meio à confusão, o adolescente conseguiu escapar ao abrir a porta do carro e fugir a pé.

Os agentes reagiram com cautela: dois deles chegaram a sacar suas armas, mas optaram por não atirar.

Pouco depois, Oruam compartilhou outro vídeo em suas redes sociais. “Aí, tropa, posta isso daí, tropa: tem mais de 20 viaturas na porta da minha casa. O mesmo delegado que me prendeu, [quando] eu estava saindo, botou uma pistola na minha cara, tentou me prender, conseguimos sair”, disse.

A polícia então entrou na residência e prendeu um dos suspeitos envolvidos na confusão, que responderá por crimes como resistência, desacato, lesão corporal e danos ao patrimônio.

Mais tarde, o cantor reapareceu em outro vídeo, desta vez no Complexo da Penha, e repetiu a informação de que mais de 20 viaturas haviam cercado sua casa.

Oruam é o nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, uma inversão do próprio nome. Ele é filho de Marcinho VP, criminoso condenado por tráfico, assassinato e formação de quadrilha. Além de carregar uma tatuagem em homenagem ao pai, Oruam também homenageia Elias Maluco, traficante condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

>

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima