O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (28) que Osvaldo Nico Gonçalves assumirá o cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado na próxima semana. A nomeação ocorre em substituição a Guilherme Derrite, que deixará a secretaria para retornar ao seu mandato na Câmara dos Deputados.
Nico Gonçalves, atual secretário executivo da pasta, possui formação em Direito e é especialista em Polícia Judiciária. Desde 2023, ele tem desempenhado funções estratégicas na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Sua principal missão será dar continuidade às políticas de combate ao crime organizado e promover a valorização das forças policiais.
Com uma carreira extensa na área de segurança, Nico Gonçalves ingressou na Polícia Civil em 1979 como investigador, atuando em diversos departamentos como DECAP, DHPP, DEIC e GARRA até 1992. Após a formação para delegado, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil em 1992, tornando-se o primeiro Delegado de Polícia Piloto do departamento. Ele também atuou na Delegacia de Roubo a Bancos (DEIC) e comandou o Grupo Especial de Resgate (GER) do GARRA por 12 anos, supervisionando mais de 200 policiais civis.
Entre suas iniciativas, destacam-se a criação do Grupo Anti-Bombas, focado na investigação de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no GARRA. Em 2019, tornou-se o primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE) e, em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, o cargo máximo da Polícia Civil do Estado. Desde janeiro de 2023, ocupava a posição de secretário executivo na SSP, consolidando sua experiência em gestão e planejamento estratégico da segurança pública.
Perfil do Novo Secretário
Formação e Início da Carreira
Osvaldo Nico Gonçalves é formado em Direito desde 1989 e é professor concursado na Academia de Polícia Civil. Ele também possui especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. Sua trajetória na carreira policial começou em 1979, quando ingressou como investigador da Polícia Civil.
Atuação e Criação de Grupos Especiais
Após concluir o curso de formação para delegado de polícia, Nico Gonçalves fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil em 1992. Além disso, ele criou o Grupo Anti-Bombas e o Grupo de Motos, ambos no GARRA.
Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 991552806(Whatsapp).
Fonte: https://gazetabrasil.com.br
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







