Um dos alvos da quinta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (17), foi a Construtora Impacto. O escritório de engenharia está localizado no Edifício Holding Empresarial, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.
No local, agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão. O núcleo investigado atuou na manipulação de procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso, mediante pagamento de vantagem indevida, bem como na obstrução da investigação.
Segundo apuracão do Bahia Notícias, um dos sócios da empresa é Evandro Baldino do Nascimento, que já havia sido citado em uma das primeiras fases da Overclean. Ele é suspeito de colaborar com o sustento logístico e operacional da organização criminosa em fraudes licitatórias nos municípios de Oliveira dos Brejinhos e Campo Formoso.
Evandro é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço. Segundo documento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), em 2013 foi julgado parcialmente procedente uma denúncia contra ele por ilícitos cometidos no exercício de 2006.
No âmbito da Overclean, os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
O Supremo Tribunal Federal determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas.
NOVA FASE
Foram cumpridos, nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Petrolina, Mata de São João e Brasília, 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de servidor público de suas funções, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Bahia Notícias
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.