O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno em pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (26). Em uma das simulações de segundo turno, o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em empate técnico com Lula.
Flávio Bolsonaro é o nome indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer nas eleições de 2026, apoio que foi reforçado por meio de uma carta escrita e assinada pelo ex-mandatário na quinta-feira (25).
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro, com 2.038 entrevistas em 163 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro turno, um dos cenários estimulados considera o ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato, mesmo ele estando inelegível e cumprindo pena de mais de 27 anos por tentativa de golpe de estado. Nesse cenário, ele soma 31,3% das intenções de voto, enquanto Lula alcança 36,9%.
Em outra simulação, Lula lidera com 37,6% contra 27,8% de Flávio Bolsonaro. Nesta situação, Ratinho Junior tem 9%, Ciro Gomes 7,9%, Zema 3,1%, Tereza Cristina 1,9% e Renan Santos 0,8%.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, aparece como o nome mais forte da direita em uma terceira simulação de primeiro turno, onde Lula atinge 37,8% e Tarcísio 26,2%.
A pesquisa também testou o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) para um eventual primeiro turno, onde ela soma 24,4% contra 37,2% de Lula.
Na simulação de segundo turno, Lula aparece com 44,1% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 41%. A diferença entre os dois é de 3,1 pontos percentuais, configurando um empate técnico, considerando a margem de erro. Os eleitores que não souberam ou preferiram não opinar somam 5,7%, enquanto aqueles que declararam voto nulo, branco ou que não votariam em nenhum dos dois candidatos totalizam 9,2%.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






