N/A

Paraná Pesquisas: Lula perde para Bolsonaro e Tarcísio em São Paulo; desaprovação do governo chega a 62%

2 views

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece atrás em intenções de voto no estado de São Paulo em diferentes cenários para as eleições presidenciais de 2026, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O petista seria derrotado tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, quanto pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

No cenário em que Bolsonaro é incluído, ele lidera com 41,8% das intenções de voto, enquanto Lula soma 29,3%. Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8,9%; Ratinho Junior (PSD), com 6%; Ronaldo Caiado (União Brasil), com 2,4%; e Renan Filho (MDB), com 0,5%. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

 

 

Sem Bolsonaro na disputa, o nome mais forte é o de Tarcísio de Freitas, que lidera com 37,1% das intenções, enquanto Lula registra 29,1%. Ciro aparece com 9,2%, Ratinho Junior com 6,7%, Caiado com 2,7% e Renan com 1%.

 

 

A pesquisa também testou dois cenários com possíveis substitutos de Bolsonaro: sua esposa, Michelle Bolsonaro, e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Com Michelle na disputa, ela aparece com 33,6%, contra 29,8% de Lula, um empate técnico. Já com Eduardo como candidato, Lula tem 30,1% e o deputado, 27,6%.

 

 

O levantamento também aferiu a percepção do eleitorado paulista sobre o governo Lula. Segundo os dados, 62,4% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 34,5% aprovam. A avaliação negativa do governo (ruim ou péssimo) chega a 53,3%, enquanto 23,6% classificam como bom ou ótimo e 21,8% consideram regular. Apenas 1,1% não soube responder ou preferiu não opinar.

 

 

A pesquisa ouviu 1.680 eleitores em 84 municípios paulistas entre os dias 4 e 10 de julho e tem um grau de confiança de 95%.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima