O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), sancionou neste domingo (9) o projeto de lei que autoriza o pagamento de um auxílio financeiro de até R$ 50 mil para as famílias afetadas pelo tornado que devastou a região de Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (7). A proposta, aprovada em regime de urgência pela Assembleia Legislativa, busca garantir apoio imediato às vítimas e acelerar o processo de reconstrução.
Nas redes sociais, Ratinho Junior agradeceu o apoio dos parlamentares e reforçou o compromisso com a população atingida.
“Agradeço a todos os deputados por terem votado a favor dessa proposta. Trabalhamos unidos para reerguer a cidade e atender rapidamente a população”, escreveu o governador.
O governo decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% do município foi impactado. O tornado causou a morte de seis pessoas — cinco delas na cidade (três homens de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres de 47 e 14 anos) e uma em Guarapuava, um homem de 53 anos.
Segundo o balanço oficial, cerca de mil pessoas estão desalojadas e 28 desabrigadas. Desde o desastre, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde atuam em conjunto no restabelecimento dos serviços essenciais e no atendimento emergencial à população.
O governo informou ainda que o planejamento para reconstrução das casas será iniciado assim que os engenheiros concluírem os diagnósticos técnicos e estruturais.
“Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do CREA-PR iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções”, informou o Executivo estadual.
Paralelamente, a Cohapar também prepara um programa habitacional para viabilizar a construção de novas moradias em Rio Bonito do Iguaçu, uma das cidades mais atingidas pela tragédia.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.












