Não é novidade que a Bahia pulsa em cada esquina do Brasil e, como ficou eternizado nos versos de Caymmi, “tem um jeito que nenhuma terra tem!”. Além de ser berço da música e celeiro de artistas, o estado ganhou destaque no último domingo (13) com a estreia do Pequenos Gênios 2025, quadro do Domingão com Huck, na TV Globo, que reúne crianças com altas habilidades de diferentes locais do país. O motivo? A pequena Lara, de apenas 8 anos, participante mais nova da edição, é natural de Salvador e mora em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.
Integrante do time Iluminados, ao lado de Dante (13 anos, do Tocantins) e João Gabriel (11 anos, do Recife), a baianinha mostrou que tamanho não é documento. A pequena gênia canta, dança balé, pratica capoeira, judô e, como se não bastasse, ainda desenha bem. Fã declarada da cantora Ana Castela, ela levou para o palco do programa a sua pelúcia Fofinha, o amuleto da sorte que a acompanhou em cada desafio. E funcionou! Com muita inteligência e jogo em equipe, a garotinha ajudou o trio a garantir uma vaga na Semifinal.
Foto: Globo/Léo Rosario
Em entrevista exclusiva ao BN Hall, Luciana Tabatinga, mamãe da Lara, contou que, apesar da curiosidade aguçada da filha ter iniciado bem cedo, a família atribuía o desenvolvimento acelerado à convivência com adultos. Mas foi quando a agitação e a velocidade de aprendizado chamaram atenção que veio a busca por respostas.
Através de uma consulta com o neurologista, foi constatado que a menina, que na época tinha apenas 3 anos, já apresentava vocabulário completo e até conjugava corretamente os tempos verbais. Aos 6, para confirmar a suspeita de superdotação, foi realizado um teste de Quociente de Inteligência (QI), que revelou uma idade cognitiva de 11 anos — quase o dobro da idade real.
Ainda na conversa, Luciana explicou que a filha tem personalidade marcante: “determinada, decidida e intensa, como boa escorpiana”, brincou. “Não é fácil convencê-la de algo: é preciso argumentar bem! Desde bem pequena, já demonstrava curiosidade acima da média. Com apenas 1 ano, já observávamos essa sede de descobrir o mundo. Aos 3, começou a pedir para ir à escola, e, aos 5, já conhecia todo o alfabeto sem que tivéssemos ensinado formalmente”, relembrou.
Atualmente, a garota, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental — um ano adiantada em relação à idade —, integra a Mensa, organização presente em dezenas de países, com mais de 150 mil membros de alto QI. Para ingressar, ela precisou comprovar capacidade intelectual acima de 98% da população, por meio de testes aplicados por profissionais credenciados.
No ano passado, Lara participou do programa comandado por Luciano Huck como stand-by do quadro. Desta vez, foi selecionada como jogadora principal entre mais de 7 mil crianças inscritas em todo o Brasil. A preparação seguiu o mesmo ritmo intenso: “muito estudo e dedicação”, contou a mãe, destacando a maturidade que a pequena conquistou com a experiência anterior.
E, para quem se pergunta como é a rotina de uma criança superdotada, Luciana fez questão de frisar que é como a de qualquer outra. “Escola, tarefas, prazos. Ela também participa de atividades extracurriculares. Não tem professor particular nem mentoria, embora reconheçamos que isso já seria importante, considerando o perfil dela”, disse.
Ainda assim, um dos maiores desafios da pequena gênia tem sido a necessidade de estudar sozinha. “Lara ainda precisa do acompanhamento dos pais, até por ser muito nova. Ela tem ritmo de aprendizado muito rápido, mas ainda está desenvolvendo autonomia”, salientou a mãe.
Ao Hall, Luciana também revelou que a filha sonha em ser bailarina, mas, como toda criança, tem muitos desejos e vontades. “A cada fase surge uma nova inspiração, e a gente adora acompanhar esse processo de descobertas. O perfil dela é artístico, esportivo e de liderança, então muitos caminhos e vontades podem surgir”, enfatizou.
NOVA TEMPORADA DO QUADRO
A estreia do Pequenos Gênios 2025, apresentado por Luciano Huck, teve como primeira prova o “GPS Humano”, em que os participantes foram desafiados a mostrar domínio sobre geografia. Com apenas 90 segundos para localizar países no mapa, os Iluminados saíram na frente, marcando dois pontos a mais que o time adversário, os Soinêgirt (formado por Isabella, Pietro e Davi).
No segundo desafio, o “Triturador de Números”, as crianças enfrentaram cálculos complexos, exigindo raciocínio rápido e precisão. Já no terceiro, o “Odnartelos” (Soletrando ao contrário), os pequenos precisaram decifrar palavras escritas sem vogais e soletrá-las de trás para frente — exatamente! A última etapa foi o “Córtex”, com diversas perguntas de conhecimento geral.
No resultado final, a equipe Iluminados, da qual Lara faz parte, levou a melhor e garantiu vaga na Semifinal. Apesar de demonstrar grande conhecimento, Isabella, de 10 anos e natural de São Paulo, que integrava o time oposto, não avançou para a próxima fase.
O Domingão com Huck é exibido aos domingos, a partir das 14h30, na TV Globo.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.