A violência tem deixado marcas profundas no bairro de Pernambués, que, em 2024, se tornou o bairro com o maior número de tiroteios em Salvador. A crescente disputa entre facções criminosas e operações policiais tem gerado um clima de insegurança, afetando a rotina dos moradores e comerciantes da região. Diante desse cenário alarmante, especialistas e autoridades discutem medidas para conter a escalada da criminalidade e devolver a tranquilidade à comunidade.
Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, foram registrados 47 tiroteios em Pernambués apenas no ano passado, resultando em 30 mortes. Pernambués é a segunda maior favela de Salvador e a 11° maior do Brasil, com 35.110 habitantes, segundo os dados suplementares do Censo 2022. Entre os mortos, 29 foram de civis e uma foi de um agente policial.
Entre as 47 ocorrências, 16 ocorreram durante ações policiais. Metade destas ações foram realizadas pela 1ª CIPM – que tem responsabilidade territorial sobre os bairros Pernambués e Saramandaia. Nessas ocorrências, 10 civis foram mortos e dois foram feridos. Nenhum policial foi morto ou ferido nestes tiroteios.
Em primeiro lugar na lista de maiores favelas do estado, o bairro de Beiru/Tancredo Neves foi o segundo com mais tiroteios em 2024. Com 36 ocorrências, o bairro registrou 26 mortes de civis e nenhuma morte de policiais. Localizada na região central da capital baiana, o Beiru possui 34 mil habitantes a menos que a maior favela do Brasil, a comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, com mais de 72 mil moradores.
Entre as 36 ocorrências, 16 ocorreram durante ações policiais. Metade destas ações foram realizadas pela 23ª CIPM – que tem responsabilidade territorial sobre os bairros Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru/Tancredo Neves, Cabula, Cabula VI, Doron, Engomadeira, Narandiba, São Gonçalo, Resgate e Saboeiro. Nessas ocorrências, 11 civis foram mortos e oito foram feridos. Nenhum policial foi morto e três foram feridos nestes tiroteios.
Segundo o IBGE, favela é o nome dado aos conjuntos habitacionais populares e de elevada densidade demográfica que fazem parte das cidades. Elas são formadas pela parcela mais carente da população, e são compostas por casas construídas de maneira informal em terrenos muitas vezes irregulares e de elevado risco nas áreas mais afastadas do centro, onde o acesso aos serviços e à infraestrutura urbana é precário.
Empatado com Beiru/Tancredo Neves em segunda lugar, ficaram os bairros de Fazenda Grande do Retiro e Lobato. As duas localidades também registraram 36 ocorrências. Fazenda Grande do Retiro foi o bairro que registrou o maior número de mortes, com 31 civis mortos. Já o bairro do Lobato registrou 25 óbitos.
Em 2023, Beiru/Tancredo Neves liderou o ranking com 53 tiroteios, 40 mortos e 12 feridos. Em seguida aparecem Pernambués: 40 tiroteios, 16 mortos e 8 feridos; Valéria; 34 tiroteios, 27 mortos e 6 feridos e Federação: 34 tiroteios, 17 mortos e 6 feridos.
Já em 2024, Valéria apresentou uma redução em comparação com o ano anterior. Com 33 tiroteios e 23 mortos, o bairro ficou em quinto lugar no ranking de tiroteios e em nono na lista de mortes.
Por outro lado, a Federação apresentou 10 ocorrências a menos que em 2023. Com 24 tiroteios e 17 mortos, a localidade ficou em 15º lugar no ranking de tiroteios e em 21º na lista de mortes.
Em 2023, houve 1.804 tiroteios e/ou disparos de arma de fogo em Salvador e RMS. Em média, foi como se houvesse cinco tiroteios por dia ao longo do ano. Uma redução de 74% em comparação com 2024, quando ocorreu 1.335 tiroteios.
O bairro mais populoso de Salvador, Itapuã, ficou em nono lugar na lista com 31 tiroteios, com 23 pessoas foram mortas nessas ocorrências. O bairro possui 60 mil habitantes atualmente, o equivalente a 2,5% da população total de Salvador. A localidade também chama a atenção por possuir o maior colégio eleitoral da Bahia, no Colégio Estadual Rotary.
O Bahia Notícias buscou as companhias de Polícia Militar responsáveis pelas respectivas áreas para verificar eventuais medidas para reduzir os índices encontrados e foi direcionado ao Departamento de Comunicação da corporação. No entanto, após essa busca, a equipe foi direcionada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que, por meio de nota, informou que “as Forças Policiais não permitirão que organizações criminosas ditem qualquer tipo de regra”. Veja, ao final, o posicionamento oficial da pasta.
Confira lista dos 10 bairros que maior número de tiroteios em 2024, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado:
- Pernambués
- Beiru/Tancredo Neves
- Fazenda Grande Do Retiro
- Lobato
- Valeria
- Fazenda Coutos
- Itapuã
- IAPI
- Liberdade
- Paripe
Confira lista dos 10 bairros que maior número de mortes em tiroteios em 2024, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado:
- Fazenda Grande do Retiro
- Pernambués
- Beiru/Tancredo Neves
- Lobato
- Cosme De Farias
- Itapuã
- Paripe
- São Cristóvão
- Valéria
- IAPI
Confira nota da Secretaria de Segurança Pública:
A Secretaria da Segurança Pública ressalta que as Forças Policiais não permitirão que organizações criminosas ditem qualquer tipo de regra. Destaca ainda que ações de inteligência e repressão qualificada foram intensificadas contra facções, resultando na localização de 94 líderes de grupos criminosos. Trinta foram encontrados em outros estados.
Lembra ainda que nos últimos dois anos as mortes violentas apresentaram reduções de 6% (2023) e 8,7% (2024), na Bahia.
Por fim, a SSP reitera o combate incansável às facções e, por fim, lembra que informações sobre o crime organizado podem ser repassadas para as Forças da Segurança, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia).