N/A

PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos do SUS em Juazeiro; prática teria começado na pandemia

28 views
PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos do SUS em Juazeiro; prática teria começado na pandemia

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), iniciou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Litíase em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. A ação visa investigar e desmantelar um esquema criminoso que direcionava contratações públicas no município, resultando em desvio de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

As investigações revelaram que o esquema envolvia a locação de um imóvel durante a pandemia da Covid-19, com práticas que se estenderam até 2023. Foi identificado que a contratação do imóvel foi realizada sem a devida especificação sobre os atendimentos e internações, além de a localização coincidir com a sede do instituto responsável pela prestação dos serviços de saúde.

Publicidade

Além disso, a apuração indicou indícios de direcionamento em processos licitatórios e a realização de pagamentos sem a comprovação da execução dos serviços. Entre as irregularidades encontradas, destaca-se a falta de informações sobre os atendimentos e exames realizados, assim como a quantidade desses serviços.

A Polícia Federal informou que as contratações sob investigação resultaram em pagamentos superiores a R$ 13 milhões às empresas envolvidas, sendo quase R$ 7 milhões oriundos de recursos do SUS. Desde as primeiras horas da manhã, aproximadamente 30 policiais federais estão envolvidos no cumprimento dos mandados.

Publicidade

Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima