N/A

PF prende brasileiros em vários estados, suspeitos de dopar e filmar estupros de mulheres para rede mundial

3 views
PF prende brasileiros em vários estados, suspeitos de dopar e filmar estupros de mulheres para rede mundial

A Polícia Federal investiga sete brasileiros suspeitos de integrar uma rede transnacional dedicada ao compartilhamento de conteúdo criminoso na internet. As investigações começaram no ano passado, após a corporação receber informações da Europol, que indicavam a atuação de grupos em mais de 20 países na disseminação de vídeos de agressões sexuais contra mulheres.

Os investigadores descobriram que mensagens trocadas entre os integrantes do grupo revelavam discussões sobre o uso de medicamentos com propriedades sedativas. Os suspeitos demonstraram conhecimento sobre marcas comerciais e possíveis efeitos adversos dessas substâncias. Há indícios de que alguns deles teriam dopado suas próprias companheiras para cometer os crimes, filmar as agressões e disponibilizar as imagens online.

A atuação do grupo apresenta semelhanças com o caso de Gisèle Pelicot, que teve grande repercussão na França. A Polícia Federal também identificou conteúdos que expressam ódio, repulsa e objetificação da mulher, o que reforça a necessidade de uma resposta estatal integrada. Os investigados poderão ser responsabilizados, inicialmente, pelos crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro ou de estupro de vulnerável, sem prejuízo de outras tipificações penais. No Brasil, esses casos se enquadram na Lei nº 13.642/2018, que atribui à Polícia Federal a apuração de crimes praticados pela internet que envolvam a propagação de conteúdo misógino. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares, computadores e dispositivos de armazenamento de dados, que passarão por perícia.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima