A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem de 22 anos na manhã desta quinta-feira (22) no povoado Paraíba, na zona rural de Catu, região metropolitana de Salvador. Ele é acusado de utilizar perfis falsos em plataformas de jogos on-line voltadas para crianças, com o objetivo de aliciar menores e obter imagens de natureza sexual.
As investigações revelaram que o suspeito se passava por uma criança para criar laços de confiança com as vítimas. Após conseguir as imagens, ele extorquia os menores, exigindo o envio de novos conteúdos sob a ameaça de divulgar o material que já possuía.
Durante a operação, o homem foi encontrado em sua casa e, ao ser abordado, tentava apagar arquivos de mídia de um celular, o que configurou uma tentativa de obstrução da ação policial. Foram apreendidos dois celulares, um notebook e um caderno com anotações, que passarão por análise técnica. Além do cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de aquisição, armazenamento e posse de registros com cenas de sexo explícito envolvendo crianças ou adolescentes.
A investigação teve início no Rio Grande do Norte, quando a mãe de uma criança de 10 anos encontrou conversas e ameaças no celular da filha. A Polícia Civil do estado solicitou a quebra de dados em nuvem, o que possibilitou a identificação do suspeito em Catu e a confirmação de múltiplas vítimas.
A prisão foi realizada pela Delegacia Territorial de Catu, com o apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), como parte da "Operação Brilho do Amanhã", que visa combater crimes cibernéticos contra o público infantojuvenil.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





